Home | Notícias

Notícias

Arranjaram-nos uma Armação!!!

Fomos pegar a Armação de Pêra no passado dia 5 de Agosto e passámos um mau bocado. Em corrida de homenagem à sua pessoa, o Dr. Ortigão Costa enviou para o Algarve um curro que poderia ter saído, senão em Madrid, certamente em qualquer praça de primeira de Portugal.

Todos os toiros são para ser pegados e o Grupo de Santarém, ao longo destes 90 anos de história, sempre o fez, em todas as praças e com todas as ganadarias mas de facto foi exagerado que saíu em Armação e foi exagerado porque não havia cabrestos, não havia uma ambulância, o médico foi arranjado na bancada quando se sentava para assistir à corrida (foi o Dr. Peças, forcado do Aposento da Moita) e os toiros tinham 4 anos, pesavam entre 500 e 600 Kilos e estavam muito sérios. Pensamos que não se justifica! Mas mais uma vez Nossa Senhora velou por nós e nada de demasiado grave aconteceu embora ao Tancredo tenha saltado o ombro e o Nelsón tenha ficado a ver estrelas durante alguns minutos.

Em relação às pegas, abriu o João Cabaço diante de um toiro grande, sério e reservado. Esteve imponente a aguentar e a receber agarrando-se com muita alma e aguentando os derrotes violentos do toiro que ainda por cima voltou para trás fugindo aos ajudas. Uma grande pega!

Para o nosso segundo foi o Tancredo. O toiro, embora manso, partiu para o forcado com muita velocidade. O Tancredo tentou agarrar-se mas nunca se fixou na cara impossibilitando a intervenção dos ajudas que se colocaram no caminho. Infelizmente saltou-lhe o ombro.

Ofereceram-se para dobrar o Kiko Sepúlveda e o Gonçalo Veloso tendo sido este o escolhido pelo nosso cabo para a emenda. Na primeira tentativa o toiro veio de novo rápido colocando a cara de forma dura e violenta. O Gonçalo não se conseguiu fechar de pernas e a meio da viagem, embora com pronta ajuda do1ªs e dos 2ªs saíu. Só à terceira e novamente com muito valor e entrega de todos o toiro parou pegado. Grande actuação dos ajudas!

Para fechar, no maior toiro que nos tocou, foi escolhido o Peu Torres. Na primeira tentativa não consentiu o toiro que lhe deu logo um derrote violento pela cara deixando-o por terra e atropelando violentamente o Nelsón que ficou inanimado. Na segunda tentativa, com o Pedro Cabral a dobrar o Nelsón e o Rui Cabral nas segundas (onde estava antes o Peidinha) o Peu esteve bem mas os derrotes do toiro foram demasiado violentos e a pega não se concretizou. À terceira tentativa, com as distâncias reduzidas, o Peu voltou a estar bem e valente, reunindo com ganas de ficar. Foi superiormente ajudado, com muita alma e entrega de todos, concretizando assim uma díficil pega.

A noite foi igualmente difícil para o Grupo do Aposento da Moita que também esteve valente e determinado, tendo alguns forcados, a quem desejamos as melhoras, sofrido lesões.

Fardámo-nos em casa do Galhé, com direito a um belo banho de piscina!

O jantar foi em Armação, onde se deu inicio à despedida de solteiro do Mendes, que à quarta imperial já estava bebêdo e de ressaca!

O Kiko terminou a sua noite às 11h30 da manhã, a beber minis com o Ntino Wene numa tasca perto da Casa do Castelo, tendo sido por isso considerado o triunfador da noite!

Voltar
Siga-nos no Facebook