Home | Notícias

Notícias

Balanço da época 2005 feito pelo nosso Cabo Pedro Graciosa

Caríssimos amigos,

Venho por este meio fazer um breve balanço do que foi a época de 2005.

Começo por agradecer a valentia, empenho, entrega e dedicação que todos meteram ao serviço do Nosso Grupo nesta época especial em que se comemoraram os 90 anos do G.F.A. de Santarém.

O balanço que faço é extremamente positivo, modéstia à parte, a época que fizemos não está ao alcance de qualquer grupo, digo isto porque pegámos corridas muito duras e pesadas, onde o Nosso Grupo nunca vacilou, das 25 corridas que pegámos poderemos considerar que apenas 5 foram macias, por esta razão as oportunidades aos novos forcados de caras foram escassas, mas mesmo assim fomos conseguindo introduzir alguns novos valores que muito prometem para o futuro, os forcados de caras mais experientes, com toda a sua entrega e valentia, asseguraram a boa prestação do Grupo durante toda a época, houve algumas corridas que não nos correram da melhor maneira, umas devido à dureza dos toiros, outras por falta de concentração nossa, mas o Grupo não vacilou em nenhuma delas.

Começámos com alguns forcados ainda em recuperação de lesões da época anterior, mas que se recuperaram a tempo de ainda contribuírem, com a sua prestação de elevado nível, para o sucesso das Nossas actuações, em termos de forcados ajudas e rabejadores tivemos uma época brilhante a todos os níveis, falando de cernelheiros tivemos também uma óptima prestação, num Grupo como o Nosso no inicio de cada temporada há sempre alguns forcados que anunciam a sua não continuidade, este ano não foi excepção, mas também aconteceu o regresso de um grande forcado que apesar de ter voltado já no fim de Junho ainda teve uma prestação de grande categoria, também não posso deixar de referir a atitude de um forcado em que depositámos esperança e alguma confiança mas que com o decorrer da época demonstrou que não tinha a mínima categoria para pertencer ao Nosso Grupo.

Poderemos dizer que a época começou no Nosso jantar de Natal que se realizou no dia 18 de Dezembro de 2004, em que participaram 207 pessoas, sem dúvida que foi um bom presságio para o início da época de 2005, pois estiveram presentes muitos antigos forcados e muitos amigos do Nosso Grupo, para além das Mulheres, Namoradas e Amigas que sempre nos acompanham e que tão bom ambiente dão ao Nosso Grupo, referência muito especial para a Nossa Querida Madrinha  que mais uma vez foi um dos Forcados mais importantes do G.F.A. de Santarém. Uma palavra para os que se insurgiram junto de mim e desde logo se prontificaram para colaborarem na organização deste jantar e festa que foi um enorme sucesso. Para mim a época de  2005 começou neste dia, porque a partir deste momento fomos sentindo uma aproximação e uma envolvência cada vez maior de muita gente que começou a mostrar gosto em participar na vida do Grupo. Depois começaram os treinos, o primeiro foi no fim de Janeiro, na Praça de Toiros de Arronches, com vacas do Sr. Francisco Romão Tenório, este treino foi nesta altura porque no inicio de Fevereiro, à semelhança do que aconteceu em 2004, fomos participar na Feira Mundial do Toiro em Sevilha, este fim de semana serviu como pré-época, fomos praticamente todos, apesar de termos só despesas pagas para 14 elementos achámos que seria importante fazer um esforço e levar todos os que já se tivessem fardado pelo menos uma vez e que merecessem este prémio, era importante começar desta maneira pois a temporada estava prestes a iniciar e era bom fortalecer a nossa união e amizade. Após esta jornada, treinámos nas seguintes ganadarias: António José Teixeira, Manuel Coimbra, João Ramalho, Conde Cabral, Joaquim Grave e Ortigão Costa, todos os treinos, sem excepção, foram extraordinários, a todos os ganadeiros o nosso muito obrigado.

A época propriamente dita começou no domingo de Páscoa em São Manços e terminou no dia 5 de Outubro no Redondo, fizemos 25 corridas, as comemorações oficiais dos 90 anos do Grupo decorreram no dia 11 de Junho, durante a Feira do Ribatejo em Santarém, começaram pela manhã com a atribuição do nome do Sr. António Abreu à rotunda onde se situa o monumento ao forcado , esta iniciativa foi da Câmara Municipal de Santarém através do Sr. Presidente, antes da corrida houve um cortejo em charretes pelas ruas da cidade, depois foi  a corrida onde se fardaram muitos forcados antigos e em que pegámos sozinhos 6 toiros da ganadaria do Sr. D. Luis Passanha, a corrida foi seguida de um jantar e festa em que participaram 320 pessoas, foi um sucesso para o qual muito contribuiu a ajuda de todos os que estiveram envolvidos nesta organização, uma vez mais sentimos uma grande envolvência de forcados antigos e de amigos do Grupo, mas os grandes culpados deste sucesso foram todos os que estiveram presentes na festa, neste dia foi apresentado o site do Grupo, que após alguns dias foi lançado, aqui também sentimos o empenho de alguns jovens elementos do Grupo, que trataram de tudo sem qualquer tipo de trabalho para o Cabo.

A época continuou a bom ritmo, houve algumas lesões e houve acima de tudo uma enorme entrega e uma grande valentia da parte de todos.

O Grupo ganhou alguns prémios durante esta temporada, como o troféu Sr. Ricardo Rhodes Sérgio (para a melhor pega da Feira de Santarém), o troféu Pedro Belacorsa (para a melhor pega na corrida de Portalegre, que foi de cernelha), o prémio para a melhor pega numa corrida da Feira da Moita que podia perfeitamente ter sido considerada a melhor pega da feira, o Grupo foi eleito por votação dos aficcionados para participar na corrida dos triunfadores que se realizou no dia 2 de Outubro em Alcácer do Sal, e a Tertúlia Tauromáquica Eborense distinguiu-nos com a atribuição do prémio para o melhor detalhe toureiro que aconteceu durante esta temporada na Praça de Toiros de Évora, segundo nos informaram este prémio foi atribuído por unanimidade e deve-se não só à brilhante actuação que o Grupo ali teve na Corrida de S. Pedro mas também ao facto de comemorar 90 anos e de ser o Grupo de Forcados Amadores que mais vezes actuou nesta Praça.

O Grupo também deixou de ganhar alguns prémios, como a barra de ouro em Montemor-o-Novo, que à semelhança do que aconteceu em 2004 entregámos de bandeja ao Grupo de Montemor, em 2004 tivemos falta de sorte, este ano estivemos mal, os forcados da cara não souberam aproveitar e tirar partido dos toiros que nos calharam, os ajudas e os rabejadores estiveram em grande nível, entrámos para esta corrida com algum nervosismo e ansiedade que provocaram faltas de concentração nos forcados da cara, na minha opinião calhou-nos o melhor lote de toiros para poder-mos brilhar, e depois perdemos o prémio para a melhor pega em Abiúl, aqui também houve alguma falta de concentração dos forcados da cara, este prémio foi muito bem ganho pelo Grupo de Tomar. Um forcado quando vai para a pega tem que pensar que é um atleta de alta competição que vai disputar uma final nos jogos olímpicos, à mínima falta de concentração compromete a hipótese de ganhar uma medalha.

Como repararam não referi nomes, o nome que importa referir é o do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, aqui estão incluídos todos os nomes que ao longo dos tempos têm contribuído para a manutenção e engrandecimento da história do Nosso Grupo.

Para terminar, pela época que o Grupo fez, levanto-me, tiro o chapéu e inclino-me perante todos os forcados actuais do G.F.A. de Santarém, em sinal do meu respeito, consideração e grande amizade.

Pelo Grupo de Santarém venha vinho!

Um grande e amigo abraço para todos,

Pedro Graciosa
11 de Outubro de 2005

Voltar
Siga-nos no Facebook