Home | Notícias

Notícias

Caçada em Galeana

No passado dia 25 de Fevereiro aconteceu mais uma jornada directamente relacionada com o G.F.A. de Santarém, uma caçada na Herdade da Galeana (paraíso desse animal que todos admiramos e que a todos nos uniu, o Toiro Bravo), que foi brilhantemente organizada pelo nosso grande amigo Miguel Grave Navalhinas.

Os 50 atiradores presentes distribuiram-se por 25 portas, ficando 2 espingardas por porta, largaram-se 300 perdizes, 600 pombos e 100 faisões, abateram-se 170 perdizes, 152 pombos e 58 faisões, o que quer dizer que, do que foi largado sobreviveram 43,33% das perdizes, 74,67% dos pombos e 42% dos faisões... Isto atesta a qualidade dos atiradores, a mim resta-me a satisfação de ter verificado que há marteleiros maiores que eu.

Foi mais um dia muito bem passado, em família, onde para além dos elementos do GFA de Santarém estiveram, também, presentes muitos elementos do GFA de Évora. A concentração foi por volta das 9h, hora a que nos foi servido um pequeno almoço, acompanhado por um tinto da região (para os mais valentes...), e seguiu-se o sorteio das portas. Fomos, então, para o terreno e no final da caçada, que a chuva não conseguiu estragar, fez-se a contagem e distribuição das peças abatidas. Seguiu-se um estraordinário almoço servido nas excelentes instalações da Galeana, gentilmente cedidas pelo Dr. Joaquim Grave. À chegada e à partida pudémos admirar os imponentes "Graves", que pastavam nas cercas junto à estrada.
Enfim, foi um aperitivo para a época, propriamente dita, que está prestes a começar...

6 de Março de 2006
Pedro Graciosa

Nota: em breve enviarei fotografias deste dia

Voltar
Siga-nos no Facebook