Home | Notícias

Notícias

O Futuro a dar cartas na Arruda do Vinhos
Actuação do nosso querido G. do futuro na Arruda dos Vinhos, 13 de Agosto, “Bolsin” de Jovens Forcados e Jovens Cavaleiros com prémios para melhor actuação de cavaleiro e Grupo em praça. Tal como o fizemos em pessoa fazemo-lo por escrito no nosso site, Muito obrigado organização, em especial Sr. Vasco Durão, pela iniciativa, a provar que ainda se podem fazer Festivais / Novilhadas com qualidade, com uma oferta original, com preços razoáveis e com muita gente.

 

Vamos aos factos. Novilhos Eng. Luis Rocha, Futuro, Juvenis de Montemor e Vila Franca. Dos cavaleiros destaco o Francisco “Classe” Margaça Palha.

 

Tarde de sol na arruda, fardamenta nas fabulosas instalações do novo Terminal Rodoviário de Arruda (inaugurado pelo Futuro...quartos com ar condicionado e casa de banho privada. Luxo comparado com os Hotéis Mangueira que vamos experimentando pelo Pais a fora...), presença dos grandes Vitor Palitos e Joaquim Galinha, e dos enormes Rogério Fialho e Pedro Brás Pereira. (elemento do Júri do “Bolsin” nomeado pelo GFAFS). Na praça estava o Bernardo Mesquitela, que nos acompanhou desde o sorteio até ao fim da noite, como é seu apanágio. Grande comitiva a quem agradecemos muito a honra da sua presença.

 

Namoradas apenas a minha e a futura do Féria. Foi o único aspecto em que os nossos jovens esperanças desapontaram na tarde da Arruda.

 

Quanto ás pegas a 1º foi do Francisco Goes. Um novilho sem força, que pouco transmitiu na lide, e que vinha “a chouto” para o capote e para o forcado. O Francisco percebeu-o, mandou-o vir à 1º entrando nos seus terrenos, tendo no entanto carregado com demasiada alma, não se tendo “sacado” por estar muito balanceado para a frente. Na 2º tentativa mandou novamente no Novilho, desta vez carregando mais composto em terrenos apertados e reunindo bem. Boa 1º ajuda do Chiquinho do Império.

 

A 2º pega foi do Tsunami de Alcanhões António Gomes Pereira. Um jovem forcado com muito potencial mas pouca cabeça. Normalmente vai para a pega a pensar nas jovens alcanhenses e dá mau resultado. Desta vez porém foi a pensar no que ia a fazer, á frente de um Novilho pouco claro de bravura e de investida , a pedir um forcado mandão, que foi o que teve pela frente. O António mostrou-se toureiro, carregou com o toiro totalmente “com ele”, aguentou e recuou na cara do opositor, para se fechar sentado sem espinhas. Mais uma boa 1º, desta vez do Zé Fialho, Filho do Rogério Fialho.

 

No final, balanço muito positivo. Vimos os nossos forcados a pegar com personalidade, sem irem para a pega “de cassete”, antes percebendo e mandando nos novilhos que lhes calharam, sempre bem ajudados. Evoluíram todos mais um passo em direcção ao Grupo “Sénior”, que é para isso que o Futuro serve.

 

Parabéns aos Juvenis de Vila Franca que levaram o prémio de melhor Grupo, e parabéns ao Margaça, que foi de longe o melhor toureiro em praça, não tendo levado prémio porque não tem feitio para se “meter com o publico”, coisa que tem que começar a ganhar, e que o Paulo da Azambuja teve de sobra não toureando metade do vimos o Margaça fazer.

 

Nota final para um incidente demonstrador do amor dos nossos jovens forcados pela jaqueta do GFAS. Após um jantar calmo, típico de véspera de nova corrida, o Rogério Fialho foi pernoitar aos quartos que gentilmente nos foram cedidos para fardar, juntamente com o João Torres, o Zé (filho), o Manuel Murteira (sobrinho do original), o Féria e o Chico Vila Chã. Este ultimo, na ânsia de apresentar a Jaqueta lavadinha no dia seguinte em Abiul, esfregou-a com tanta força que partiu o lavatório da casa de banho no processo.

 

Quem pagou a fatura foi o Rogério Fialho à Câmara da Arruda, para acertar contas com o Vila Chã.

 

 

Abraço a todos até à próxima.

Pedro Seabra

Voltar
Siga-nos no Facebook