Home | Notícias

Notícias

"Deus queira que chova!..." (Os Miuras em Vila Franca)

Deus queira que chova!..e Deus quis, mas foi só de manhã. Imagino que para aqueles que chegam a esta fase da época já pró lado do enjoado, quando acordaram e foram à janela, ter-se-ão levantado mais bem dispostos. Mas foi sol de pouca dura, ou neste caso, chuva de pouca dura, e ainda bem!

Agora mais a sério, por volta do meio-dia já o nosso cabo tinha posto a circular através de sms o peso dos famosos toiros Miuras, com diferença de 145Kg entre o mais leve e o mais pesado numa média de 576Kg. Mais tarde o sorteio ditaria que os toiros mais pesados nos “tocassem” a nós, e já agora perfazendo uma média de 615Kg.

A corrida tinha como principais atractivos os toiros de Miura, tida como a mais dura ganadaria do mundo (pelo menos para o toureio a pé), e os Forcados. As expectativas eram altas o que levou à enchente da “Palha Blanco”, mas numa análise a frio não foi uma boa corrida, talvez diferente. Numa breve referência aos cavaleiros, que duma maneira geral não tiveram toiros para brilhar, queria destacar a actuação da figura emergente João Teles Júnior: num misto de classe e irreverência chega ao público com uma facilidade inacreditável, dando a volta a um Miura que pura e simplesmente não ía ao engano, fantástico.

Passando ao que realmente interessa aos leitores deste site: a actuação do GFAS. O Primeiro toiro anunciado com 575Kg, saiu com um comportamento reservado nunca se empregando verdadeiramente durante a lide, sendo pouco claro, denotou alguma qualidade no capote. Para a cara saltou JP que provavelmente está a fazer a melhor época da sua já muito longa carreira. O Jota está num momento de forma fabuloso, é impressionante a facilidade com que pega os toiros, como foi impressionante a maneira como abriu praça ontem em Vila Franca, fazendo um brinde ao Pedro Graciosa (e agora sou eu a especular) muito provavelmente pelo nascimento da Maria José, mas também como que a dizer confiaste em nós e nós estamos cá “para o que calhar”! Grande pega do JP, grande primeira ajuda do Pedro Seabra e extraordinário o resto do grupo a ajudar num toiro que só parou no meio da praça. Abria com chave de oiro o Grupo de Santarém.

O nosso segundo toiro e terceiro da corrida, pesava 620Kg e foi, na minha opinião, o melhor toiro, mas era um toirão!, tinha uma investida alegre e pronta, mas incómoda, com um galope aos galões. Na primeira tentativa o Gonçalo Veloso brindou a pega ao seu pai, talvez tenha sido surpreendido pela pronta investida do toiro, tendo sido desfeiteado logo na reunião. Na segunda, o Gonçalo emendou-se e reuniu bem, no entanto o toiro desviou-se do grupo desferindo dois violentos derrotes para baixo, deixando-o até maltratado, foi uma grande tentativa do Gonçalo! Muito séria mesmo, que por pouco não resultou. Na terceira, com uma primeira ajuda mais carregada, do Pedro Cabral, o Gonçalo voltou a estar bem e conseguiu consumar a pega. Parabéns Gonçalo fizeste uma grande época, e esta é com certeza uma pega que nunca esquecerás.

O nosso terceiro e último toiro, por consequência o quinto da corrida, pesava simplesmente 650Kg, era um toiro que assustava pelo tamanho e comportamento, foi um toiro que praticamente não andou, chegando à pega inteiro e cheio de poder. Parafraseando o nosso cabo “para grandes toiros grandes forcados” – não foi com certeza a melhor actuação que vimos ao António de Jesus, mas na minha opinião, a precipitação que o António ontem demonstrou justifica-se, ficar para o fim com o maior toiro da corrida por sair, e ainda por cima um Miura, é motivo mais que suficiente. Eu sinceramente vi a actuação do António um pouco como um jogo de futebol, em que numa final importante o melhor jogador da equipa vai marcar o penalty e falha, sucumbiu à pressão, é Humano! Penso sinceramente que só tens que estar orgulhoso pelo brinde que fizeste ao Ricardo, teres sido ajudado pelo Navalhas, mas principalmente pelo toirão que pegaste.

Uma última referência à actuação do Grupo de Vila Franca, foi válida, com especial destaque para a última pega.    

Quero dar um abraço ao Pedro Graciosa e a todo o grupo pela corrida de ontem, mas principalmente por toda a época, que foi brilhante.

Bernardo Mira

  

Haciendo el paseíllo...

 

JP de borracha em ano Vintage prepara-se para receber uma Senhora 1ª Ajuda (em maiusculas) de Pedro Seabra.

Gonçalo Veloso e o "cardeno" de 620 Kg que saiu em 3º da ordem.

 

Ei-lo..

                                                   

 

                                                

Voltar
Siga-nos no Facebook