Home | Notícias

Notícias

As últimas do GFAS

A redacção do site do Grupo de Santarém não tem dado vazão ao ritmo frenético deste começo de época... O nosso cabo decidiu dar o exemplo e aqui ficam as suas palavras sobre as últimas efemérides com a chancela GFAS, nomeadamente a ferra na casa Roque Lopes, a 1ª Corrida de 2007, em Monforte, e ainda a caçada na Herdade da Galeana.

No dia 17 de Fevereiro realizou-se uma ferra em casa do pai do Manel Roque Lopes, em Portalegre, mais propriamente na Urra. Parti de Lisboa às 7h da manhã, acompanhado por uma tripulação de jovens aspirantes a Forcados, que aguardavam ansiosamente à porta da minha casa. O comandante e organizador desta digressão foi o dinâmico e alegre António Imaginário (Jorginho para os amigos), que mesmo não podendo treinar, por ter sido submetido a uma operação a uma perna, não deixa de aparecer, ainda não tendo faltado a um treino este ano, mostrando que longe é quando não queremos ir, e que mesmo lesionado pode-se ter participação activa na vida do GFAS, sem dúvida, o Jorginho merece o meu respeito e consideração.
Fomos recebidos com umas migas com entrecosto, acompanhadas com tintol, que viria a provocar estragos no equilíbrio de alguns, a ferra correu muito bem, as novilhas estavam imponentes e a rapaziada teve que se aplicar, voltas e voltaretas mas ninguém se magoou, viu-se a experiência da malta mais velha e o entusiasmo dos mais novos, com destaque para o Manel Roque Lopes, que mostrou que os homens não se medem aos palmos, parecia ser de borracha, no final um extraordinário almoço, bem regado e que se prolongou até às tantas.


No dia 25 de Fevereiro realizou-se um festival de beneficência, em Monforte, a favor de um jovem, que na flor da idade ficou paraplégico, o dia estava chuvoso, mas à hora da corrida pôs-se sol e a corrida realizou-se, ainda bem que assim foi, pois conseguiu-se uma receita de mais de 10.000€ que foram entregues, no final da corrida, ao homenageado.
Fardámo-nos na Herdade d’ Agosto, do Jaime Tavares, fardaram-se todos os mais novos que já se tinham fardado em 2006 e fardou-se pela primeira vez o Luis Sepúlveda Jr.
O primeiro novilho (Brito Paes) foi pegado por António Gomes Pereira à 2ª, o novilho tinha uma córnea muito fechada e baixa, à 1ª o António apesar de estar tranquilo não mandou, o novilho arrancou de largo, a reunião não foi boa e o António parece-me que saíu com alguma facilidade, na 2ª tentativa, emendou-se, mostrou que tinha percebido o que fez mal na 1ª e esteve muito bem, provocou a investida no momento certo, aguentou, recuou e recebeu o novilho muito bem, fechando-se à barbela, tendo feito uma boa pega. No final, entusiasmado e sem que eu lhe tivesse pedido nada, prometeu-me que ia deixar de fumar, por isso tem uma obrigação para comigo, e só não é capaz se não quiser…
O nosso segundo novilho (Romão Tenório), foi pegado por Manel Murteira Jr. à 1ª  tentativa, o Manel esteve muito calmo, ia a pensar no que estava a fazer, na minha opinião esteve muito bem, o novilho fez algumas ameaças de arrancar, o Manel manteve-se tranquilo, fez o que tem vindo a treinar para combater a sua tendência natural de querer receber muito cedo, fechando-se à córnea e por isso adiantando-se, aqui, na minha opinião, fez tudo bem feito, teve calma, não se impressionou com as ameaças do novilho, foi andando devagar e quando o novilho arrancou, aguentou e recuou, tendo-se desequilibrado um pouco, mas como é atleta conseguiu recuperar e receber muito bem, tendo-se fechado à barbela, concretizando uma boa pega.
Os ajudas estiveram em bom plano, assim como os rabejadores.
Os Grupos de Portalegre e Monforte também se apresentaram com muita gente nova e estiveram em bom plano.
Esteve presente uma equipa de filmagens, para um programa da RTP África, que nos acompanhou, dando especial destaque ao Pedro Soares, desde a fardamenta até ao final da corrida.
No final, a familia Tavares ofereceu-nos um delicioso lanche ajantarado, acompanhado por tinto e pela tradicional mini, aqui alguns apresentaram-se muito bem acompanhados, não posso falar em nomes…
De regresso a Lisboa, acompanhado pela minha tripulação, novamente comandada pelo Jorginho, ainda passámos por casa do João António Moura, que nos convidou para um simpático e animado jantar.


No dia 3 de Março realizou-se uma caçada, largada de perdizes e pombos, na Herdade da Galeana, a que infelizmente não pude ir, tanto quanto sei foi um dia muito bem passado, em que o triunfador destacado parece que foi o nosso amigo António Fernandes…
  
Um grande e amigo abraço para todos,

Pedro Graciosa
7 de Março de 2007

Voltar
Siga-nos no Facebook