Home | Notícias

Notícias

De Geração em Geração!...

Tendo conhecimento do treino agendado para a Galeana, rapidamente me preocupei em arranjar companhia para me deslocar até ao que eu considero um verdadeiro "santuário" da criação do toiro bravo.

Formada a tripulação (eu, meu irmão Miguel, António Rhodes Sérgio, António Narciso e o "nosso" ferrador Alexandre Albergaria), bem cedo partimos para a Herdade da Galeana, quase lá para terras de Espanha. Dia maravilhoso e simpática recepção por parte do nosso amigo Joaquim Grave.

Para o treino, o ganadero apartou 2 novilhas e 2 vacas. Pena que uma das vacas, ao ser embolada, tenha partido um corno, tendo sido pegada apenas uma vez para ser desembolada. No entanto, as 3 que restaram chegaram e sobraram para o que se pretendia.

As novilhas (vacas feitas), de elevada qualidade, deram inúmeras pegas tendo permitido aperfeiçoar a técnica aos mais novos e rodar os mais velhos. A vaca restante, de excelente apresentação, como é apanágio da casa, deu pegas como de um toiro se tratasse. Grupo formado a 8 e ajudas a terem que se aplicar. Para mim, falando como espectador, pegas mais emocionantes do que as efectuadas aos "murubes" de 600 Kg, na recente corrida do Campo Pequeno.

De realçar a vontade e estoicidade demonstrada pela rapaziada mais nova. Não sendo meu hábito falar em nomes, gostava, no entanto, de destacar a raça, determinação e galhardia do António Gomes Pereira e a vontade e entrega do Luís Faria. No que diz respeito às ajudas, deu para ver que a rapaziada está para o que calhar. Tudo isto me dá uma certa tranquilidade relativamente ao grande número de corridas que se aproximam.

Graças a Deus não se maguou ninguém, o que nem sempre acontece neste treino.

Não há dúvida, com esta fornada de novos elementos, de que a continuação do Grupo está mais que assegurada. Treinaram filhos, netos e até já um bisneto de antigos elementos do Grupo.É bonito e próprio do Grupo de Santarém esta continuidade, de geração em geração!...

Seguiu-se o almoço (pic-nic), no monte da herdade, durante o qual se pegaram mais alguns toiros (em conversa, claro!).

De regresso a casa, a nossa tripulação jantou na terra do "inimigo" (Montemor), no restaurante "Bacalhau". Curiosidade: o dono do mesmo (Sr. Carlos Bacalhau) confessou-se aficionado ao Grupo de Santarém e disse que visita frequentemente o nosso site. Para ele um abraço!

Por último, um agradecimento muito especial para o nosso amigo Joaquim Grave pela maneira hospitaleira com que recebeu o nosso Grupo em sua casa.

Um grande abraço para todos e até à Feira de Santarém, se Deus quiser.

Gonçalo Sepúlveda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar
Siga-nos no Facebook