Home | Notícias

Notícias

Marco já é Tradicão!

No passado domingo dia 1 de julho o grupo de Santarém  teve mais uma corrida de toiros no norte do país, desta feita e como já tinha ocorrido no ano passado foi no já tradicional Marco de Canaveses.

Como é uma longa viagem até ao Marco, alguns elementos foram no sábado para cima: uns, os especialistas em vinhos, foram contribuir para a atribuição para a escolha de um vinho numa prova de vinhos, outros (onde eu me inseria) foram “piscinar” e jogar ao quarto escuro (obrigado veloso pela tua imaginação).

Mas voltando ao tema da corrida. O cartel era composto pelas cavaleiros Ana Batista e António Maria Brito Paes e pelo matador  Luís Vital “Procuna”. O GFA Santarém encerrava-se com 4 dos 6 “Lopos de Carvalho” que seriam lidados.

Na fardamenta a descontração era geral e ficaram apenas dois gaiatos de fora, o JP e o Ruizinho Cabral que estava um bocado ensonado  e na viagem foi a levar caldos do Rogério Fialho.

Mas vamos falar das pegas. Para o primeiro toiro, propocional, bonito e que tinha demontrado um comportamento bastante bom para a execução de uma pega bonita, saltou o nosso “jorginho”. Talvez pelo muito tempo parado ou por nervosismo, o António na 1ª tentativa não esteve bem, faltou-lhe alegrar o toiro para mandar  e a reunião saiu defeituosa. Na 2ª tentativa já houve mais decisão do “jorginho” em que aguentou alguns derrotes de baixo para cima com o toiro parado, em que o grupo não conseguiu recuperar a tempo. O António acabou por pegar a 3ª cheio de ganas e ja com um golpe resultante de uma banderilha no tornozelo e ajudas carregadas com destaque para a 1ªajuda do estreante  Bernardo Sá Nogueira “Sá Leão”. “Jorginho”, para a próxima vai correr melhor, está descansado.

O segundo toiro também era muito bonito, com aquela típica  pelagens dos “Lopos”, um misto de cardenho e burraco, e paracia poder derrotar nos primeiros metros (e não enganou). Para a cara do toiro o Pedro mandou o jovem João Torres Vaz Freire que depois de brindar ao publico citou de largou, ao sentir o toiro a vir, alegrou-o bem, aguentou e sacou-se bem para se agarrar com alma e receber uma boa ajuda do Lopo José! Bela pega João, Parabéns!

O  treceiro toiro que nos calhou, com pelagem semelhante ao segundo, mostrou no inicio da lide muito mau comportamento, desinteressado  do cavalo e a cheirar a arena, mas á medida que foi levando os ferros melhorou, sem deixar alguns sinais demonstrados no inicio. Para a cara foi o Luis Faria que nunca tinha pegado e que tinha perante este toiro uma bela oportunidade de mostrar o que quer. Na 1ª tentativa o toiro arranca-se a trote para o Luís, e sem lhe bater o pé e, depois, adiantando-se na reunião, a tentativa não teve efeito. Foi falta de toiros que depressa pode ser remediado. Na 2ª tentativa o Faria já esteve de a maneira diferente e fez uma boa pega com o grupo a ajudar  com primeiras do Sá Leão.

No  último toiro, o Pedro mandou para a cara o Manel Murteira para um toiro do género do 1º. Com um bonito cite de largo andou para o toiro com calma, alegrando-o bem, aguentou, sacou-se e reuniu na perfeição. Na viagem o toiro fez a “pánage” dificultando a entrada do xico lorga, mas a pega resultou bonita.

O jantar foi em Àgueda em casa do padrinho do Faria a quem agradecemos a belissima cataplana de porco. No Jantar acompanho-nos a quadrilha de Ana Batista e o Cabo do GFA Lisboa, José Luis Gomes. De seguida fizemos-nos á estrada já a pensar nas próximas corridas que adivinham um Verão de norte a sul do país.

Pelo Grupo de Santarém Venha Vinho!

António Grave Jesus

Ps:  Como é óbvio houve uns cabelos rapados da autoria de Veloz , Ruizinho e Jesus que fizeram as delicias de todos!

Voltar
Siga-nos no Facebook