Home | Notícias

Notícias

A Primeira do Campo Pequeno - 2008

(Com alguns dias de atraso devido a problemas técnicos, aos quais a Comissão do Site do GFAS é tudo menos alheia, colocamos on-line a crónica da Inauguração do Campo Pequeno na época de 2008, da autoria do antigo forcado e grande amigo Pedro Laranjeira).

Campo Pequeno - 17/04/2008

Nos tempos idos da outra senhora não tinha havido corrida, pelo o que chovia e o vento que soprava, não havia afficion, nem cartel que tirasse o mais indefectível dos abonados do quentinho da braseira!!

Mas como diria o Poeta – “mudam-se os tempos mudam-se as vontades” o que neste caso quer dizer –  há telha na praça, vamos todos aos toiros!


Praça cheia para ver tourear 3 cavaleiros da história taurina menos antiga e ver pegar 3 grupos de forcados que há muito por cá andam.
Luis Rouxinol, o diestro Hermoso e o rapazola Moura apresentaram-se em praça para torear -  6 toiros 6 – de Romão Tenório, que nos brindou com um curro bonito e bem pesado!!!
Para tentar levar a melhor na sorte de caras, os Grupo de Forcados de Amadores de Santarém, Évora e Vila Franca de Xira!!

Feitas as apresentações, cá vou eu então tentar responder da melhor forma ao convite que mui gentilmente me foi feito (no fim disto, parece me que foi o primeiro e o ultimo!!!) de escrever uma pequena crónica à corrida da passada quinta feira.
Não é intenção minha fazer uma crítica taurina na mais pura das acepções da palavra, mas sim falar um pouco daquilo que vi e senti (nestas coisas quem não sabe é como quem não vê!!!).

Corrida muito agradável, sim senhora!!!
Com os ginetes a quererem triunfar, vimos alguns ferros de emoção e galhardia! Bem montados e com muitas corridas nas pernas – aqui menos o rapazola Moura….. mas não parece!! – foi o público brindado com 6 lides acertadas e de bom espectáculo!

No que à rapaziada das jaquetas de ramagens diz respeito, 3 Grupos de Forcados vieram Campo Pequeno mostrar a quem estava, e estava muita gente, a mui antiga arte de tentar pegar toiros de caras. Vi muita vontade e saber, está o futuro assegurado!!

No que toca ao GFAS vi duas belas pegas! O Diogo Sepúlveda à primeira tentativa e bem ajudado, numa muito bonita pega, a mostrar que até parece fácil o que de nada fácil tem!!
O João Pedro (JP) à segunda tentativa e num infortúnio que “agarra” até os mais experientes, mostrou mais uma vez que a idade é um posto e que ainda o vamos ter “por aí” muitos e bons anos, assim ele queira, que nós – os aficionados – bem agradecemos!!
Aos “abafa tudo” – aos ajudas, lá está! – penso que estão no bom caminho para fazerem uma época  “para o que calhar”!!
Parabéns ao GFAS, parece me que há grupo para continuar a fazer história de uma história já muita antiga!!

Antes das despedidas o muito obrigado aos amigos do Grupo de Lisboa, que muito gentilmente cederam os forcados que o Grupo utilizou nas cortesias e que assim deram mais brilho à Festa!!

Ao Grupo o meu muito obrigado pelo convite e as minhas desculpas se alguma coisa ficou por dizer ou se outra foi dita demais!!!


Pelo Grupo de Santarém, Venha Vinho!!!!

Pedro Laranjeira


 

Voltar
Siga-nos no Facebook