Home | Notícias

Notícias

?Na Chamusca ou no Cartaxo o grupo nunca vai abaixo?

Caros Amigos(as),

Aqui estou mais uma vez para vos tentar relatar um pouco da corrida do dia 3 de Maio que se realizou na Chamusca.

Cartel:

Conscurso de Ganadarias ( Maria Guiomar Moura, José Luis Sommer de Andrade, Soc. Rio Frio, Paulo Caetano, Fernando Palha e Jorge Carvalho)
Cavaleiros: João Salgueiro, Pedro Salvador e João Moura Caetano
Forcados Amadores Santarém e Aposento da Chamusca

Em tempos que já lá vão a Chamusca foi uma terra acolhedora e com grande aficion ao GFAS, sendo que a tradicional corrida da quinta feira de Ascenção era sempre pegada pelo nosso grupo. Conta-me o meu Pai que nesses tempos o Sr. Ricardo Rhodes Sérgio aproveitava para “lançar” forcados novos diante dos toiros de Norberto Pedroso.

Terra que já não recebia o GFAS desde 2000, data em que aí pegámos uma corrida de Homenagem à antiga madrinha Sra. Dona Maria Helena Fragoso.

Para manter a tradição, como é hábito no nosso grupo, o Pedro fardou um grupo muito novo deixando de fora alguns dos habituais “titulares”.

O primeiro da corrida foi um manso de Maria Guiomar Moura, baixel de córnea e que andou muito pouco para o cavalo de Salgueiro. O cabo decidiu mandar o “manso” para a “volta” onde entraram em praça a já famosa dupla Ricardo Moura Tavares e David joão Romão, brindando a pega ao antigo elemento e amigo Bernardo Mira. O toiro , cheio de sentido, demorou algum tempo a encabrestar e  vimos 3 tentativas cheias de querer e vontade do Ricardo que  por muito pouco não consumou a pega. O David , que todos já tiveram a oportunidade de ver e sentir a sua arte na rabejação estava em dia não e assim não conseguiu ajudar como desejaria.

Acontece o primeiro e segundo avisos e quem prontamente saltou foi o jovem  advogado Peu Torres, que mais uma vez e com distinção resolveu o problema à segunda tentativa de caras.  Ingrato é para alguns forcados, como o Peu, que durante épocas e épocas acabam por pegar muitos toiros nestas condições. A verdade é que passam despercebidos perante o público mas são importatíssimos  dentro de um grupo e este forcado é um deles.

Para  toiro de Paulo Caetano (lidado pelo seu filho João) que foi o ganhador do prémio de bravura e apresentação (na minha opinião bem atribuído) saltou  o João Torres Vaz Freire que. Forcado que faz a sua segunda época pelo grupo  e que em brinde ao público pegou de forma exemplar. Ainda tentou que o toiro não se arrancasse de pronto mas mesmo não mandando vir aguentou e reuniu lindamente, se bem que não sou de longe a melhor pessoa para o avaliar. Parabéns!

De salientar as ajudas deste toiro, que eram compostas por forcados que se fardariam pelo chamado grupo principal pela terceira ou quarta vez. Exemplo disso é o “Pauleta”(João Brito) forcado de origem Açoreana que chegou até ao GFAS via Internet, escrevendo um e-mail ao Pedro Graciosa dizendo que vinha estudar para o Continente e como tal gostaria de ir aos treinos. São os tempos modernos da tauromaquia e assim ficam demonstrados os bons préstimos do site do grupo.

Para o terceiro da noite o sobrero da gandaria de Soc. Rio Frio que substituiu o toiro inutilizado de Jorge Carvalho, foi escolhido o “Gomes Pinto” (António Gomes Pereira), forcado com 18 anos que faz a sua terceira época vai convicto para o toiro na primeira tenativa mas não conseguiu consumar. Na segunda tentativa recua e fecha-se bem com destaque para a boa primeira ajuda de “Sá Leão” (Bernardo Sá Nogueira) que não deu mais confianças ao toiro e recebeu muito bem. Esta pega foi brindada aos antigos forcados Luis Gameiro e Nuno Varandas ( que ofereceu a casa para o grupo se fardar).

Pelo grupo do Aposento da Chamusca foram caras João Braga (à 3ª tentativa), João Vinagre ( à 1ª tentativa) e António Melara Dias (1ª tentativa).

Resta-me apenas mencionar o enorme gesto de simpatia e amizade que teve o anfitrião Dr. José Luis Núncio Fragoso que, a meio do jantar telefonou para o cabo dizendo que fazia questão de pagar o mesmo a todo o grupo.
Eu por acaso não tive oportunidade de ficar para jantar mas foi com imenso orgulho que soube deste pequeno gesto desse grande senhor!


Um abraço a todos,

Miguel Mendes de Almeida
Évora, 5-5-2008

Voltar
Siga-nos no Facebook