Home | Notícias

Notícias

No Cartaxo, o Grupo não vai abaixo!

Cartaxo 08/09/12

O Grupo não vai abaixo!

Ao 2º toiro da corrida recebo um telefonema do Peu e do Diogo a convidarem-me para escrever a crónica da corrida, para o site do Grupo. Que grande responsabilidade, escrever qualquer artigo que seja sobre uma Instituição da qual desde pequeno fui sempre educado e habituado a respeitar.

Pelo que me lembro o Cartaxo, foi sempre para o Grupo, uma daquelas praças emblemáticas em que o Grupo tinha de vir pegar, não poderia ser de outra maneira, e penso que, após alguns anos de interregno, finalmente, os Empresários desta praça percebem o peso, tradição e respeito que o Grupo de Santarém tem e merece, aqui como em qualquer outra praça.

A corrida estava muito bem montada, e tinha o aliciante de vermos os 2 Grupos mais antigos, com tradição, e com uma certa dose de despique o que entre estes dois Grupos é, e sempre será salutar.

Para o 1º (560 Kg) foi o António Grave de Jesus, que depois de uma 1º tentativa, em que me pareceu não recuar e adiantar-se um bocadinho ao toiro, este lhe meteu a cara alta, o que fez com que o António levasse um valente apertão no chão. Na segunda tentativa, com a garra e o querer que se lhe reconhece, tem de ir para cima do toiro, recebe e fecha-se bem, e aguenta com o Grupo a ajudar, resolvendo e bem a papeleta.

Para o 2º, (500 Kg) vai o Manuel Roque Lopes, que depois de brindar às Mães dos Forcados do Grupo que sofrem nas bancadas, cita de largo, está bem com o toiro, e com este a empurrar bem, faz uma boa pega à 1ª.

O 3º do Grupo com 530 Kg, vai para um rapaz que é praticamente da terra, Luís Sepúlveda, e que depois de brindar ao Alexandre Albergaria que se casava no dia seguinte, esteve quanto a mim, muito bem com o toiro, tendo de o ir buscar a terrenos difíceis, e com uma enorme vontade de o pegar, fez tudo bem.

Quanto ao Grupo de Montemor, pegaram o 1º à 4ª pelo João Cabral, o Frederico Caldeira  à 1ª, e o Noel Cardoso à 1ª.

Quanto aos cavaleiros, estiveram todos de modo muito agradável de se verem, sendo que para mim é muito importante ver montar bem a cavalo, e nisso a Família Telles dá cartas. Nesta corrida gostei imenso de ver também o António Brito Paes , sendo que para mim quem esteve melhor foi o Manuel Bastos. Sabem é que directa ou indirectamente todos os cavaleiros que tourearam esta corrida tem raízes e afinidades no Grupo de Santarém.

Espero que no dia 1 de Novembro, data tradicional do fecho da temporada, o Grupo aqui volte, porque como sempre foi da tradição, é uma data do Grupo de Santarém, e numa altura em que se fala de forcados para aqui e para ali, é difícil senão impossível ver um Grupo arrastar tantos nomes importantes de forcados antigos como o Grupo arrasta (Janica Mendes Almeida, Felipe Jesus, Carlos Empis, Nuno Megre, Peu Torres, Manuel António Lopo Carvalho, António Narciso, Gonçalo Sepúlveda, Manuel Paim, Francisco Gameiro,  Manuel Goes, Luís Gameiro, Gonçalo Cunha Ferreira, etc, etc… todos eles aqui estiveram), e isto os empresários têm de perceber.

Diogo dou-te os parabéns, e peço a Deus, que te ilumine de modo a levares o Grupo de acordo com o que tem sido os últimos 93 anos, em que sempre primaram pelo saber estar em Praça e fora dela..

Pelo Grupo de Santarém “Venha Vinho”

António Rhodes Sérgio

Voltar
Siga-nos no Facebook