Home | Notícias

Notícias

Muito obrigado a todos por tudo!

Caríssimos Amigos, Forcados Antigos e Actuais do G.F.A. de Santarém,

Terminou mais uma época do nosso Grupo, a 93ª ininterrupta, da história do Grupo de Santarém. Como tal, venho escrever-vos umas pequenas palavras dos acontecimentos que marcaram a época passada, para mim e para o Grupo de Santarém.

A época de 2008, não foi uma época de quantidade (22 corridas de toiros) mas de muita qualidade. O Grupo esteve presente em muitas praças importantes, tais como: Santarém, Campo Pequeno, Évora, Coruche, Montijo, Almeirim, Nazaré, Reguengos, Chamusca, Abíul, Caldas da Rainha, Cartaxo, entre outras. Tivemos, também, corridas onde foi possível rodar os mais novos, tais como Tavira, São Manços e Marco de Canavezes, onde pegámos sempre 6 toiros a sós, em cada corrida.

Sem dúvida, que o grande momento de 2008 foi a mudança de cabo, quer para mim, como para o Grupo. Suceder o Pedro Graciosa não será, certamente, tarefa fácil. O Pedro deixou um ambiente fantástico no grupo: de grande amizade e união, como também, de exigência de uns com os outros. Deixou, também, um grupo cheio de futuro, com um leque de grandes forcados bastante maduros, com bastante experiência, bem como um conjunto de quase 20 miúdos, com menos de 18 anos, com vontade de escreverem, também eles, uma página na história do Grupo de Santarém.  

Foi uma época marcada pelas inúmeras lesões, muitas delas graves, como foi o caso do Peu Torres, Francisco Goes, Francisco Barata e António Gomes Pereira. A eles tenho muito que agradecer uma vez que, apesar das incapacidades físicas para se fardarem, nunca deixaram de aparecer e comportarem-se como que se nada se tivesse passado. É sempre um momento difícil, ter uma lesão grave e levantar a cabeça, mas é aqui que se vêm, também, os grandes forcados. Sei que eles não vão falhar!

Os azares de uns foram as sortes de outros! Perante estas lesões, muitos foram aqueles que se tiveram de “fazer” Forcados mais cedo. Foram o caso de João Torres Vaz Freire, João Brito (Pauleta), Luís Sepúlveda e do Manuel Roque Lopes, que tiveram algumas oportunidades e as agarraram com bastante determinação.

Outro momento marcante da temporada foi as despedidas de João Pedro Seixas Luís e de Diogo Palha (oficial). Serão, certamente, duas grandes baixas por tudo o que deram ao grupo, quer dentro quer fora de praça.

Não queria, também, deixar de falar dos nossos ajudas e rabejadores. A eles se deve, também, o sucesso do nosso grupo, pelas extraordinárias prestações que têm tido época após época. Ser cabo de pessoas como eles, firmes como sempre, como se os anos não lhes passassem em cima, é, sem dúvida, um grande orgulho. 

Durante a temporada passada, tivemos duas grandes festas: a festa de mudança de cabo do Grupo e o piquenique de Natal. Em ambas tivemos sempre casa cheia, onde todos os cabos estiveram presentes. Carlos Empis, Carlos Grave, Gonçalo da Cunha Ferreira e Pedro Graciosa, têm sido sempre uma presença assídua, o que me deixa bastante motivado por saber que todos me apoiam, nesta nova etapa do Grupo de Santarém. Tanto eles, como a nossa madrinha Tia Bindes, como todos os mais velhos e antigos elementos do Grupo, têm sido incansáveis no apoio e nas iniciativas em prol do Grupo.

Muito obrigado a todos por tudo!

Por último, resta-me desejar a todos a continuação de um santo e feliz Natal, junto das vossas famílias e um ano 2009 cheio de sucessos.

Por todos nós, pelas nossas famílias, por aqueles que já partiram e por aqueles que hão-de vir, pelo nosso Grupo de Santarém, venha vinho!

Um abraço,

Diogo Sepúlveda

O GFAS rumo ao centenário!

27-12-2008

Santarém - 14 de Junho de 2008

Voltar
Siga-nos no Facebook