Na passada sexta-feira, 1 de Maio, o GFAS fez uma curta deslocação ao vizinho Cartaxo para pegar uma corrida incluida na feira do vinho da referida terra. O cartel era composto pelo cavaleiro João salgueiro que esteve num plano regular, a cavaleira Ana Baptista também num plano regular e o cavaleiro Francisco Palha mais conhecido por "Margaça" que esteve bem no primeiro toiro mas no segundo nem por isso; Toiros da Ganadaria Cunhal Patricio, pequenos mas bem apresentados e no geral mansotes; Grupo de Santarém e do Aposento da Moita. Surpreendeu-me a afluência de público que rondaria 3/4 de casa fortes e com muito público aficcionado ao nosso grupo. No que diz respeito a actuação do GFAS o nosso Cabo decidiu dar rodagem à malta mais nova numa praça de alguma importância e ainda bem que o fez!
O primeiro toiro foi pegado pelo João Goes à primeira, sem dificuldade, esteve particularmente bem a "encher a cara" ao toiro e a recebe-lo. Deu primeiras o Lopo e a pega foi brindada aos antigos Cabos Carlos Grave e Gonçalo da Cunha Ferreira. O segundo toiro foi pegado também à primeira pelo João Torres, e foi uma pega "sem espinhas": bateu o pé já bem dentro dos terrenos do toiro e depois soube-se sacar lindamente, deu primeiras o Chiquinho do Império e a pega foi brindada ao público cartaxense. O nosso terceiro toiro foi pegado à terceira pelo Pauleta com primeiras do David Silva e a pega foi brindada Sra D. Maria do Carmo Infante da Câmara. Relatando agora a pega, achei que na primeira tentativa precipitou-se a carregar o que lhe dificultou a reunião. Na segunda tentativa talvez se tenha adiantado um bocado o que levou o toiro a meter-lhe a cara alta mas na terceira resolveu bem. Apesar de ter pegado à terceira e de alguma precipitação natural de quem é tão novo nestas andanças, dentro de praça esteve "à Grupo de Santarém". Foi uma bela actuação do nosso Grupo, e mais importante que isso a certeza do futuro assegurado. E por falar em futuro, um grande abraço para o Peu pelo seu regresso depois de prolongada lesão.
O jantar foi no restaurante do antigo elemento Miguel Suspiro que como não podia deixar de ser recebeu o Grupo ao mais alto nível. Bernardo Mira
|