Home | Notícias

Notícias

Um dia em cheio!

Começou a minha relação com o grupo de Santarém através dos meus “irmãos” Pedro Cabral e Miguel Navalhinhas, relação esta que muito se aprofundou aquando das famosas viagens até à capital da Andalucia, essa tão amada Sevilla.

Foi no tempo do senhor Pedro Figueiredo, excelentes jantares, sessões de ambientaso na Calle Betis e abrilhantadas por essa divina Anselma. Digressões interrompidas este ano, por causas alheias ao Grupo de Santarém mas que já foram garantidas para os anos vindouros pelo nosso amigo Diogo Sepúlveda.

 Mesmo assim o Grupo de Santarém fez-se representar na Feria del Toro de 2009 e de que maneira, por 2 elementos de peso, Pedro Cabral, João Cabaço e um famoso aficionado de Sevilha com um pouco mais peso (Pedro Melro), com 3 valentes bebedeiras que se fizeram sentir pelas calles de Sevilla durante todo o fim de semana, assinalado com uma saída em ombros destes 3 diestros da Monumental Casa Anselma.

Bom! Finda esta pequena introdução comecemos agora a crónica e o relato do excelente dia que passamos no seio dum belo grupo de amigos.

Iniciou-se o meu dia de sábado, 9 de Maio, com uma assinalável ressaca fruto de uma noite eborense um bocadinho “áspera”. Cheguei a casa tarde e saí de casa muito cedo, após um agradável telefonema de meu amigo Pedro Féria da Costa Ferreira e depois de um saudável pequeno-almoço iniciámos a nossa viagem Pedro Melro, Féria, Lopo José e Navalhas, pois os senhores Pedro Cabral e Rui Cabral resolveram ficar a descansar mais um bocadinho até ao meio-dia. Chegámos à mítica Galeana já mais restabelecidos pelo ar do campo, o dia avizinhava-se comprido.

Começa o treino por volta das 11h30 onde estão presentes alguns elementos mais velhos do grupo mas onde é notória a presença de muita gente nova, com vontade de aprender e de fazer as coisas muito bem feitas, escutando sempre as vozes sábias, tranquilas mas disciplinadoras do cabo Diogo, ajudado por todos os elementos mais antigos e também fazendo-se notar a presença do Sr. Doutor Joaquim Grave com a sua sabedoria mantendo o bom ritmo do treino.

Quatro excelentes vacas de apresentação irrepreensível com trapio, mas que com a sua bravura e nobreza em muito contribuíram para o excelente treino que ali assistimos.

Pegas e pegas executadas por jovens e outros menos jovens, caras e ajudas como assim deve de ser.

Terminado o treino deslocámo-nos até ao monte para o tradicional convívio onde nos esperava um falado pic-nic mas se não fosse a apetitosa favada oferecida pelo dono da casa, restava-nos o farnel da dupla Pedro e Rui Cabral pois a minha equipa não preparou nada, falha imperdoável, uma lata de atum, 4 fatias de omolete uma garrafa de água de 20 cl e uma coca cola de 1l isto tudo para o almoço. Constou-me que a lata de atum já era o 4 pic-nic que assistia e mesmo assim safou-se e está preparada para o próximo.

Almoçámos, conversámos e preparámo-nos para outra fase da viagem, a corrida de Moura que contava com a presença do furacão Diogo Ventura. E que corrida e que jantar após a corrida e que noite a seguir à corrida e que viagem de regresso a Évora, bom mas isso fica para outras crónicas amigos, pois são episódios que ficam para a história e a história fala por si.

Mas já chega de conversa que para quem não queria escrever a crónica do treino já estou a escrever demais.

Agradeço do fundo do coração a todos  os elementos do  Grupo de Santarém a amizade a mim sempre dedicada e espero poder retribuir durante os encontros que iremos ter, com certeza, ao longo da nossa vida. Fui elemento do Grupo de Montemor, grupo ao qual devo tudo na festa brava e que me deu amigos para a vida, considero-me agora acima de tudo um aficionado e um apaixonado pela minha família e pelos meus amigos, por essa razão acompanho o Grupo de Santarém e o Grupo de Montemor, dirão que sou ambíguo mas a verdade é que sigo os meus amigos e as minhas convicções.

Pelo Grupo de Santarém, Montemor 

Pela amizade e pela aficion

Venha vinho

Pedro Filipe Mochila Melro

Évora, Maio de 2009

Voltar
Siga-nos no Facebook