Home | Notícias

Notícias

Mais um dia bem passado com o GFAS

Foi no passado dia 27 de Junho que se realizou uma corrida de toiros na praça de Almeirim. Uma data sem história mas que ao contrário do que se pensava ainda contou com uma meia praça (fraquinha).

Integravam o cartel os seguintes cavaleiros: Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, José Manuel Duarte, João Pedro Cerejo, Ana Baptista e Marcelo Mendes. Pegavam o GFAS e os Amadores da Chamusca. Os toiros eram da afamada ganadaria Veiga Teixeira.

Ora bem, como a habilidade que tenho para escrever crónicas é pouca ou nenhuma, vou optar por vos contar o meu dia: a convite do nosso Cabo, Diogo Sepúlveda, fui assistir ao sorteio dos toiros na sua companhia e, ainda, do antigo forcado Guilherme Oliveira (“Galhé”) e do nosso querido amigo e antigo Pugilista, Joaquim Galinha (“Galan”).

O curro era bonito mas apresentava pesos muito desiguais: havia toiros de 5 anos com 615kg, assim como havia toiros de 4 anos com 400 e poucos quilos.

Acabado o sorteio, fomos almoçar, e bem, a um restaurante em Almeirim de seu nome “Cocheira Velha”, o qual recomendo vivamente.

O GFAS fardou-se em minha casa o que me deixou, e deixa, sempre muito contente. Antes que me esqueça, aqui fica um grande beijinho de agradecimento para a minha Santa Mulher e para todas as outras Senhoras e Amigas do GFAS, pois sem a sua ajuda não seria possível receber o grupo da forma que merece.

Lá começaram a chegar os forcados e as “forcadas”, prontos para ouvir a lista do nosso Cabo.

A corrida teve início às 18 horas e eu e o Galhé fomos para a trincheira. Não vou fazer nenhuma referência aos cavaleiros, faço sim aos toiros isto porque com os toiros “telecomandados” que temos que gramar nas nossas praças, é sempre bom, e mexe comigo, ver um curro a transmitir e pelo seu caminho. Alguns deles com “gatos na barriga”! Parabéns ao Ganadeiro.

Para a cara do primeiro toiro, que pesava 550kg, foi escolhido o forcado João Brito que pegou bem à 2ªtentativa com o grupo a ajudar. Destaco a primeira ajuda dada pelo Francisco Lorga que está em grande forma e está sempre no sítio.

O terceiro toiro da corrida de 615kg teve uma conversa demorada com o Nelson Ramalho e só se entenderam à 4ª tentativa. Parabéns ao Nelson pela sua valentia e pela sua forma de estar em praça! Destaque, também, para o “Rei das Primeiras” – Lopo José.

O quinto toiro da corrida, que tocava ao GFAS, magoou-se ao sair à praça tendo de recolher aos curros. Saiu de imediato o seguinte da ordem que foi pegado à 1ª tentativa pelo Manuel Roque Lopes que, quanto a mim, fez a pega da tarde! Esteve bem com o toiro e braços para lá ficar. Mais uma vez, bem ajudado pelo Lopo e restante grupo.

O Grupo da Chamusca pegou dois toiros à 1ª tentativa e um de cernelha à 3ª tentativa. Este último que foi atenciosamente brindado ao GFAS.

O jantar também foi em minha casa, facto que agradeço a todo o Grupo pois é para mim uma honra e uma alegria desmedida receber-vos a todos! Pena não terem ficado para o pequeno-almoço…

Obrigado Diogo pelo dia extraordinário que me deste!

Pedro Féria: vê lá se te pões bom das “cruzes” porque tive pena de não te ver a dar três primeiras na tua terra… fica para a próxima!

Pelos 95 anos do nosso Grupo,

Venha Vinho!

Venha Vinho!

Venha Vinho!

Alexandre Albergaria Diniz

Voltar
Siga-nos no Facebook