Home | Notícias

Notícias

Portalegre é do Grupo de Santarém

Caros Amigos (as),

No dia 9 de Julho Portalegre foi palco de uma corrida cheia de atractivos para a “aficcion” Portuguesa, estando lado a lado pela primeira vez as famílias Moura e Caetano na arte do toureio a cavalo.

6 toiros de Passanha para serem pegados pelo Grupo de Santarém e pelo Grupo de Portalegre.

Arriscaria-me a dizer que o GFAS, quando actua nesta castiça praça joga quase em casa, uma vez que se sente no público um enorme carinho pelo nosso grupo.

Os toiros de Passanha saíram com pouca apresentação, excepto o 4º e o 5º da noite, e a manifestaram mansidão, o que tirou brilho a cavaleiros e forcados. Destaca-se a lide a duo da família Moura.

Mas falando propriamente da actuação do nosso grupo comecemos pelo David Romão, forcado com 33 anos natural de Portalegre, rabejador, mas que nesta noite pediu ao Diogo para abrir praça e pegar de caras. Quem conhece bem o David sabe os motivos e o gosto que ele tinha em ter pegado, correctamente, este toiro, mas infelizmente é sempre nas alturas que queremos que tudo nos corra bem que elas são menos conseguidas.

O David vive intensamente a festa dos toiros e sobretudo o Grupo de Santarém (um exemplo a seguir para mais novos) e por isso penso que dado a carga emocional da noite (após brinde à sua Mãe) apenas à 5ª tentativa consumou a pega. No entanto o público entendeu que o David não é forcado de “caras” e por isso não o “julgou”!

Para o segundo da noite, o cabo mandou outro forcado da terra, o Manuel Roque Lopes. O Manuel é um forcado “duro” que já tem alguns anos de grupo mas este ano parece que irá ser a sua época, se pelo menos as “coisas” continuarem a correr como até aqui. Está num óptimo momento e em Portalegre fez uma pega limpa e segura, como o grupo a ajudar bem. Francisco Lorga (Xiquinho do Império) fez o que lhe competia nas 1ªs.

Para o último, o maior do nosso lote, foi escolhido o forcado João Vaz Freire. Forcado que também tem demonstrado grande presença e segurança dentro de praça, apesar de ter pegado à 2ª tentativa, na minha opinião esteve perfeito. O grupo não ajudou bem neste toiro, mas destaca-se uma grande 3ª ajuda do José Fialho, fechando-se com o João e batendo violentamente nas tábuas.

Após desfardamenta em casa dos Pais do David Romão, seguiu-se um jantar no “Malagueta” na Serra de São Mamede, restaurante cujo dono é grande aficcionado ao grupo e por isso nos serviu até às 5.30h….

Gostava de ainda de salientar apenas duas coisas:

1ª -o silêncio da praça durante as  pegas dos 6 toiros!

2ª – O Genuíno ambiente que se vive dentro do Grupo, onde imperam a verdadeira amizade e a boa formação da “rapaziada”!

Obrigado por poder estar convosco.

Pela boa continuação da época dos 95 anos e pelo GFAS VENHA VINHO!

Um abraço amigo

Miguel Mendes de Almeida

Évora 11-7-10

Voltar
Siga-nos no Facebook