Praça de Toiros da Chamusca 2 de Junho de 2011 Cavaleiros: Rui Salvador Rui Fernandes Tomás Pinto Forcados: Amadores de Santarém Amadores da Chamusca
Toiros: Herds. de Paulino da Cunha e Silva Caros (as) amigos (as), Grupo de Santarém; Em 2009, terminei a crónica da corrida da Ascensão com a frase, "Grupo de Santarém - you will never walk alone". Pois bem; foi isso que ficou demonstrado na passada 5ªf de Ascensão, na Chamusca. Que o Grupo de Santarém, nunca "caminhará" sózinho e é grande, muito, muito grande !!!
Esta corrida, foi o pretexto para juntar ao almoço, cerca de 5 dezenas de antigos forcados e amigos do nosso Grupo. E quando se sentam na mesma sala, pessoas da envergadura do dr. Vasco Fernandes, do tio Luís Gameiro, dos ex cabos Carlos Empis e Carlos Grave, da nossa madrinha Bindes, do maestro Nuno Megre, do Diamantino Serrabulho, Miguel e Gonçalo Sepúlveda, Miguel Fernandes, Zé Carrilho, Nico Mexia, Xico e Luís Gameiro, Pedro Mascarenhas, João Bacatelo, Vitor Ribeiro, António Cachado, A. Rhodes Sérgio e Gonçalo Veloso e os nossos amigos Rodrigo Sepúlveda e Joaquim Galinha, como devem calcular as conversas fluem, as histórias passadas desfilam e as emoções afloram na pele, o reviver de todas essas peripécias das várias gerações de forcados presentes, que fazem parte do enorme e inigualável historial do GFAS.
Uma palavra de simpatia para o Dr. João Duque, que não podendo estar presente no almoço, não deixou de lá passar para apresentar os seus cumprimentos e desejar sorte ao nosso cabo Diogo, para a corrida que se seguiria.
O Grupo, fardou-se no Pinheiro Grande em casa do Pedro Ferreira, de onde saiu para a Praça de Toiros. Quanto á corrida, com cerca de 3/4 de casa, e o sector 1 quase preenchido na totalidade com pessoas afectas ao Grupo de Santarém, lembro-me que vi o João Torres bem, numa pega fácil e à 1ª tentaviva, a um toiro fisicamente diminuído; o Francisco Gameiro nas 4 tentativas que fez, bem á frente do toiro, mas faltou-lhe alma e raça para querer lá ficar e, o João Goes num bom momento de forma, decidido e rápido a fechar-se, também à 1ª tentativa. O Grupo ajudou sempre bem, com toiros que não criaram dificuldades de maior. O Grupo da Chamusca, que connosco alternou, pegou através de Nuno Marques e Orlando Lino, ambos bem à 1ª tentativa, e Nuno Marques (cabo) à 4ª tentativa, numa rija pega.
Uma palavra de apreço para o cavaleiro Tomás Pinto, que fez aqui a sua última corrida como praticante e desejar-lhe a maior sorte para a sua carreira de cavaleiro profissional, a partir do próximo dia 10 de Junho em Santarém.
Depois das despedidas de quem tinha que ir embora para os seus destinos, dos resistentes que ficaram para o jantar do Grupo, um olé especial para o Orlando Fachada, que vivendo no estrangeiro e aproveitando estar cá em férias, não quis deixar de marcar presença com a sua mulher e os três filhos, tendo tido um discurso emotivo, mas ao mesmo tempo bem humorado, revelador das saudades de quem vive longe e não pode acompanhar o Grupo como desejaria. Mas além deste discurso, o jantar foi muito divertido com os cânticos da "canalha" actual e também, com os discursos dos antigos forcados e, foram muitos os que marcaram presença, como o Manuel Goes, que inspiradíssimo discursou 3 vezes, em 3 línguas diferentes, todas elas sem tradução em simultâneo e que nos fez rir até ás lágrimas.
O Galhé, que teve um discurso brilhante, ao enaltecer as qualidades de homem e forcado, do nosso cabo Diogo e depois as oratórias do Luís Godinho e do Luís Almada a prometerem aparecer com mais frequência e também o Gonçalo Soares Cruz, o João Balé, o J.P. Seixas Luís, o Diogo Palha, o Filipe, o Nuno e o Vasco Sepúlveda, o Alexandre Albergaria Diniz, o Pedro e o Francisco Seabra, o António Narciso e o Manuel Inez, todos eles com palavras de incentivo e apoio ao Diogo e aos forcados actuais.
Antes do discurso final do cabo, fomos agradavelmente surpreendidos com a notícia de que o jantar já estava pago e tinha sido oferecido pela nossa 1ª madrinha, a Sra. Dª Maria Helena Fragoso, na pessoa de um seu familiar a quem daqui agradecemos públicamente. Um enorme bem-haja para si.
Nesta jornada Chamusquense quisemos transmitir ao Grupo actual, que podem contar com todo o apoio e a presença dos elementos já retirados porque nós, "não vos deixaremos caminhar sózinhos" ! Estaremos sempre ao vosso lado, para vos ajudar a elevar bem alto o nome desta quase centenária instituição, que é o Grupo de Forcados Amadores de Santarém !
O melhor Grupo de Forcados do mundo, o Grupo que fez evoluir a "pega" ao longo dos anos e elevou-a à categoria de toureio !
Desejamo-vos a maior sorte, tardes e noites de glória para o resto da temporada, a começar já pela Feira de Santarém, onde temos corridas de grande compromisso. Pelo Grupo de Santarém, venha vinho, venha vinho, venha vinho. Um abraço, Nuno Varandas
http://www.naturales-tauromaquia.com/fotos/chamusca2/ |