Home | Notícias

Notícias

Crónica dia 28 Julho - Campo Pequeno

A corrida teve como tema principal, a “Homenagem Nacional” ao forcado, e para tal foi apresentado um curro de toiros Veiga Teixeira, que transmitiram e emocionaram. Os toiros saíram com uma média de 600kg, foram toureados pelos toureiros Vitor Ribeiro, Manuel Lupi, João Salgueiro da Costa e pegados pelos Grupos de Forcados de Santarém (duas pegas à primeira tentativa), Montemor (duas pegas à primeira tentativa) e Lisboa (um à primeira e outro à terceira). Esta crónica por várias razões tem de ser curta; em primeiro lugar, porque os dotes para a escrita são curtos, em segundo porque há emoções que não se explicam, vivem-se!

No que tocou ao Grupo de Forcados Amadores de Santarém, a noite não podia ter corrido melhor, pois o Grupo esteve ao mais alto nível, e acredito que o sucesso aconteceu nos pormenores.

Para o primeiro toiro o Diogo Sepúlveda, decidiu dar a responsabilidade de abrir praça ao Luis Sepúlveda (meu irmão e afilhado de baptismo – declaração de interesses) e para quem acompanha o nosso Grupo com alguma regularidade, sabe que este seria sempre o toiro do Diogo (que recupera de lesão). Por isso, e tudo o resto que normalmente está subentendido ao pegar no Campo Pequeno, tendo em conta que esta era a segunda vez que o Luis pegava um toiro no Campo Pequeno, creio que o Luis “encheu bem os sapatos do Diogo”, não acusando a pressão e fazendo tudo bem feito à primeira, dando a moral e a confiança que tão importantes são nestes inícios de corrida.

No segundo toiro que tocou ao Grupo de Forcados Amadores de Santarém, saiu para a praça o João Brito “Pauleta”. Poderia com alguma facilidade resumir a pega como sendo “perfeita de A a Z”. O João também pegava pela segunda vez no Campo Pequeno, mas isso não foi desculpa para fosse à defesa para esta pega. Brindou ao “Pai Megre”, deu todas as vantagens possíveis e imaginárias, pois começou a chamar o toiro (625kg) mesmo cá de trás a 5 metros da trincheira, o resto é História no verdadeiro sentido da palavra, já que esta pega é e será sempre uma belíssima pega de grupo em qualquer parte do mundo e em qualquer época!

Uma palavra para o resto do Grupo em particular os ajudas “mais antigos /experientes”, Rui, Nelson, Féria, Ricardo, David, Almeida e Lopo (e Jesus, apesar de não ser ajuda), vocês em conjunto com o Diogo (+ o Jesus e Pedro) são o “Core” do Grupo. Vocês dão a confiança e alma aos que querem começar e andar pra’diante! Vocês assumiram, dignificaram e brilharam ao mostrar o que é ser “mais velho” no Grupo de Santarém, puxaram dos galões e ajudaram ao mais alto nível, pondo a bitola a um nível muito difícil para os jovens ajudas que começam a aparecer (Quintela/ Fialho, que também ajudaram na corrida) com muitíssima qualidade.

Diogo e Grupo de Forcados “Activos” Amadores de Santarém, muito mais se passou dentro e fora de praça, que a todos os que fomos ao Campo Pequeno nos encheu as medidas nesta bela noite de 28 de Julho de 2011. Obrigado por tantas emoções e alegrias que levámos para casa! Tenho Orgulho em pertencer a esta família.

Até dia 18 de Agosto no Campo Pequeno, para 6Toiros6 !

Nuno Sepúlveda

 

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=nQNfM0mKoVQ

 

Fotografias: http://www.tauromania.pt/noticias_detail_gallery.php?typ=reportagens&aID=6526

 

Voltar
Siga-nos no Facebook