Home | Notícias

Notícias

Campo Pequeno, 18 de Agosto de 2011

Começo esta crónica por dar os parabéns e agradecer aos responsáveis, Joaquim Pedro Torres (II) e Nuno Sepúlveda, pelo avivar do apoio ao GFAS junto dos seus amigos e antigos Forcados, desafiando-os a vir às corridas e organizando-os para que fiquem juntos na Praça. Esta era uma prática que acontecia em tempos, em algumas corridas especiais, lembro-me por ex. que se deixava recado na bilheteira da Praça de Santarém, qual o sector para o qual os elementos do GFAS deveriam comprar bilhete se quisessem ficar juntos.

Mas, sem dúvida que merece um aplauso esta iniciativa do Peu e do Nuno, que mobilizaram muita gente do Nosso Grupo, e está também de parabéns o enorme Nuno Varandas que, com a sua iniciativa à volta da corrida na Chamusca, deu o empurrão a este tipo de mobilização.

Esta corrida era aguardada com alguma expectativa, pois era a 1ª vez que o GFAS ia pegar 6 toiros ao Campo Pequeno desde a sua reabertura. Sentia-se por isso alguma pressão sobre o Grupo, até porque estamos numa fase de renovação em que os Forcados são ainda muito novos, e também esta corrida surgia em resultado de ter sido considerado o melhor Grupo numa corrida anterior.

De facto, o que antes acontecia por tradição, agora acontece por prémio, ou seja, antes era normal o Grupo de Santarém pegar 6 toiros no Campo Pequeno, como o de Montemor, Lisboa e alguns outros.

A corrida de hoje tinha tudo para ser um corridão, um cartel de luxo, com 3 grandes figuras do toureio equestre, João, Moura, Joaquim Bastinhas e António Ribeiro Telles, uma Ganadaria com prestígio, de D. Luís Passanha, e o Grupo de Forcados Amadores de Santarém.

A Praça estava cheia, com a presença de muitos antigos Forcados do GFAS. A corrida foi transmitida pela RTP1 (obrigado e parabéns RTP).

Os Cavaleiros empenharam-se e deram o seu melhor, os toiros deixaram-se tourear sem transmitir muito e apesar de não ter sido uma actuação de arromba do GFAS, eu gostei muito, foi muito digna e positiva, o Grupo ajudou muito bem, muito coeso e decidido.

Que bonito que foi não ver forcados a dar voltas gratuitamente, pendurados na histeria do público que lhe é afecto, isto aconteceu porque o público afecto ao GFAS não entra em histerias. Se assim não fosse, provavelmente haveria alguns que teriam dado mais voltas, mas ainda bem que não deram.

Pegaram: João Brito à 1ª, António Jesus à 2ª, João Goes à 1ª (a dobrar Luís Sepúlveda que se magoou na sua 1ª tentativa), João Torres à 2ª, António Imaginário à 1ª e Ricardo Francisco à 3ª.

Na generalidade gostei muito da postura do Grupo em Praça, esteve calmo, sereno, tranquilo, a saber pisar (alguém o disse perto de mim), via-se que estavam a desfrutar o momento.

Gostei muito da pega do João Brito, do João Goes, do João Torres e do António Imaginário (a quem agradeço o simpático brinde aos Ex-Cabos vivos do GFAS). Foi uma pena a lesão do Luís Sepúlveda, que vinha numa forma extraordinária, e a quem desejo rápidas melhoras.

O António Jesus teve um toiro que não lhe proporcionou a pega que o brinde que fez aos Pais e Irmãs (Inês e Filipa) merecia, foi uma pega ingrata.

O Ricardo Francisco, a meu ver, foi quem acusou mais a pressão e as coisas não lhe correram bem, acontece a todos.

É preciso pegar mais, pois se na Idanha esteve bem, não será por hoje ter corrido mal que se vai crucificar, já vi acontecer isto a grandes Forcados e não deixaram de ser grandes por isso.

Foi pena, mas aconteceu, um abraço Ricardo.

Faltou uma pega de cernelha.

Parabéns a todos os ajudas e rabejadores.

O jantar foi até de manhã, num ambiente extraordinário e divertido, com a presença de muitas meninas e senhoras, e antigas glórias do GFAS, destacando-se pela regularidade e QUALIDADE a dupla Alexandre Lourenço Marques e Nuno Varandas (Idanha-a-Nova, Caldas da Rainha, Lisboa), que sem dúvida dão um ambiente fenomenal dada as pessoas extraordinárias que são.

O Trepa só tem o defeito do maldito do charuto, cheguei a casa parecia que tinha saído do fumeiro de Celorico da Beira...

Pelo GFAS,

venha vinho

venha vinho

venha vinho

Um grande abraço,

Pedro Graciosa

Vídeos das pegas (Tauromania): http://www.youtube.com/watch?v=-RgOhpCAevY

Voltar
Siga-nos no Facebook