Ainda que já tenham tido lugar bastantes treinos, ferras e até a primeira corrida de toiros (aliás, como se pode comprovar aqui), pode dizer-se que a partir de amanhã, sexta-feira, dia 16, teremos o primeiro fim-de-semana com verdadeiro "sabor" a temporada. Serão 3 dias consecutivos cheios de actividade, com a V Festa do Forcado na sexta-feira e no sábado, e com a abertura da época da nossa praça de Santarém no Domingo. Trinta e nove grupos de forcados, a totalidade dos filiados na Associação Nacional de Grupos de Forcados, participam na “V Grande Festa do Forcado”, que decorrerá a 16 e 17 de Março, na Praça de Toiros do Campo Pequeno (Lisboa).
Tradição, valentia e garra, mas também muita animação, constituem os ingredientes que farão da “V Grande Festa do Forcado” um acontecimento capaz de superar as anteriores edições deste evento.
A Festa do Forcado nasceu com o objectivo de criar um dia de verdadeira festa e de enaltecimento dos valores, da atitude, do companheirismo e da humildade que caracteriza esta figura tão querida e respeitada da nossa festa e do povo português: o Forcado Amador.
Sexta-Feira, dia 16, a partir das 22 horas: Espectáculo “Forcado Coragem Lusitana”, (recriação histórica das origens dos forcados até aos nossos dias), desfilarão na arena forcados veteranos e figuras públicas famosas - com nomes como Nicolau Breyner, Tó-Zé Martinho, Luís Esparteiro, Mico, Ricardo Carriço, António Zambujo, Pedro Granger, Ricardo, Carlos Xavier, José da Câmara, Toy, Carlos Alberto Moniz, Nelson (Anjos), Carlos Cunha, César Mourão, Gonçalo da Câmara Pereira, Nuno Luz, João Almeida e muitos mais - antecedendo um espectáculo de variedades taurinas.
Perante 4 novilhos de distintas ganadarias portuguesas, actuarão os cavaleiros Maria Mira, Manuel Vacas de Carvalho, Jacobo Botero (Colombiano) e Cláudia Almeida, estando as pegas a cargo de um grupo de forcados constituído pelos cabos dos grupos participantes no Concurso de Cernelhas, capitaneados pelo nosso Cabo Diogo Sepúlveda, na qualidade de Cabo do Grupo mais antigo em actividade. A festa prosseguirá até de madrugada na discoteca Musicais, no Jardim do Tabaco.
No sábado, a partir das 15 horas realiza-se o “V Torneio de Pegas de Cernelha”, com a participação dos 38 grupos de forcados filiados na ANGF, sendo o seu desempenho avaliado por um júri constituído pelos antigos forcados Manuel Gama, João José Comenda, António José Casaca, Pedro Barradas e José Ribeiro da Cunha. Em disputa estarão os prémios “António José Teixeira” para a melhor parelha de cernelheiros e, para o grupo vencedor, a inclusão na corrida de 3 de Maio, no Campo Pequeno (Corrida Vidas/Correio da Manhã). As sortes antigas (Sorte de Gaiola, Casa da Guarda, Pega de Costas, Pega na Cadeira e “D. Tancredo”) serão revividas pelos Grupos de Forcados Amadores de Montemor, Aposento do Barrete Verde e Coruche. Exibir-se-ão também os grupos de forcados Veteranos e do Futuro.
Como é já sabido, a "dupla" que vai representar o Grupo de Forcados Amadores de Santarém neste V Concurso de cernelhas será constituído por Manuel Quintela e Miguel Romão Tavares, que se exibiram a grande nível na última ferra na Herdade da d'Agosto, em Portalegre. Domingo, dia 18 de Março, às 16 horas começa a época taurina de Santarém!! Integrada nas Festas municipais de S. José, e prevendo-se que o tempo vá ajudar, terá lugar mais uma corrida na nossa Celestino Graça, e o GFAS estará presente, compartindo cartel com o Grupo de Montemor. O cartel é o seguinte: Cavaleiros: Manuel Lupi, João Ribeiro Telles e João Salgueiro da Costa Forcados: Amadores de Santarém e Montemor Ganadaria: José Luis Vasconcelos e Souza d'Andrade São três dias, três oportunidades para acompanhar o Grupo de Santarém!!! Não falte!! |