Home | Notícias

Notícias

No fresquinho da Amareleja...

No passado dia 14 de Agosto, enquanto parte do Grupo de Santarém se encontrava em funções no clima ameno de Abiul, a outra parte, capitaneada pelo Rui Cabral, preparava-se para pegar três novilhos/toiros de Murteira Grave debaixo do sol arrasador da Amareleja.

A fardamenta foi no monte do Duarte Mendes, cuja família se deslocou de propósito de Porto Côvo para nos receber (muito obrigado!).

O compromisso, esse, era sério, tendo os toiros que nos tocaram os pesos redondos de 610, 570 e 640 kg.

Nas bancadas, inúmeros forcados do GFAS, de diferentes gerações e idades a dizerem presente - apoio não faltou e isso notou-se na atitude dos forcados em praça.

O primeiro toiro foi pegado pelo João Grave, de partida para os vinhedos de Napa Valley (California), mas ainda a tempo de se estrear com a ganaderia com o seu nome. Bridou ao seu tio Joaquim, e arrancou uma pega limpa e bem desenhada à primeira tentativa, como se já tivesse anos de experiência. Deu primeiras de forma eficaz o José Fialho.

O segundo toiro, ligeiramente mais pequeno mas talvez mais sério, foi dado ao Lourenço Ribeiro, forcado jovem que se tem vindo a afirmar a cada oportunidade. Depois de brindar ao público, fez uma pega eficaz e vistosa, com o toiro a fugir momentaneamente ao Grupo. Deu primeiras o Duarte Mendes, a jogar em casa.

Mas para os que foram à corrida, foi o 5.º toiro a ficar na memória. Um autêntico "problema" com 640 kg, reservado e inteiro, que tomou conta da praça desde o primeiro momento. Chamado a resolvê-lo foi o Ruben Gioveti, forcado ainda com poucos anos de Grupo, mas pelo menos já com uma grande história para contar.

Nem sempre tecnicamente perfeitas, foram muitas (5, 6, 7...) tentativas duríssimas, de um valor a toda a prova. Nem um passo para o lado ou para trás, nem uma RGF, nem um olhar para a trincheira. Parabéns Gioveti, foi de facto um grande momento, digno da jaqueta que envergamos. Deu primeiras ajudas de forma estóica o jovem Filipe Almeida.

E a digressão seguiu depois para Abiúl, Alcochete, Arruda dos Vinhos...

... a caminho do centenário.

Venha vinho!

 

http://www.naturales-tauromaquia.com/fotos/amareleja14/

http://www.taurodromo.com/galeria/2013-agosto/1090-imagens-da-corrida-de-amareleja

Voltar
Siga-nos no Facebook