No passado dia 13 de Setembro o Grupo voltou à Feira da Moita. Depois de no ano passado não termos estado presentes este ano calhou-nos em sorte encerrar a Feira na já tradicional Corrida do Fogareiro. Estavam em cartel 6 cavaleiros frente a toiros de José Luis Pereda e La Dehesilla e pegavam connosco os Amadores de Alcochete.
O nosso primeiro toiro (La Dehesilla - 530 kilos) foi pegado pelo "suspeito do costume": João Brito "Pauleta". Foi uma pega "à Pauleta", não há mais nada a dizer. Nem mais nem menos. Como dizia um certo Míster da bola foi "limpinho, limpinho" à primeira tentativa.
O segundo toiro, um Pereda com 560 kilos era a rolha da corrida, e quando assim é: João Torres. Foi pegado à segunda com o toiro a querer tirar o forcado da cara e com uma primeira ajuda imponente do Nélson (que a continuar nesta forma renova contrato até aos 110, quiçá 115 anos).
Para o último Pereda foi escolhido o Jorginho, também conhecido por António Imaginário. No entanto o Jorginho acabou por ficar desmaiado depois de o toiro lhe ter dado um "beijinho" na cabeça logo na 1ª tentativa. Graças a Deus não foi nada de muito grave (teve direito a um par de dentes novos) e o nosso Jorginho já anda aí para as curvas!
Para a dobra foi o Ruben Giovety que apesar de não ter estado bem na primeira tentativa, soube emendar-se pegou à segunda.
Não posso deixar de destacar os ajudas. O Grupo esteve impecável a ajudar os três toiros nesta noite, dá gosto de ver a forma de todos a ajudar!
No final da corrida fomos jantar à Casa das Enguias onde ficámos pela noite fora sempre acompanhados pelos antigos elementos presentes que nos brindaram com as suas (sábias) palavras e comandados pelo Rui Cabral (o cabo-Adjunto).
Pelo Grupo de Santarém
Venha Vinho
Luís Sepúlveda |