Home | Notícias

Notícias

Volta a Portugal, última etapa...

A fechar o ‘’longo’’ mês de Agosto, dia 31, o Nosso Grupo tinha como compromisso pegar na Monumental de Almeirim, cidade de enorme importância para todos nós uma vez que foi nesta cidade que em 1915 se estreou em praça o Grupo de Forcados Amadores de Santarém.

O Grupo estava presente num grande cartel onde estavam presentes duas famílias desde sempre dedicadas ao toureio a cavalo, Ribeiro Telles e Salgueiro, sendo representadas por António Ribeiro Telles e João Ribeiro Telles Jr., e João Salgueiro e João Salgueiro da Costa. No que toca aos forcados, estava na trincheira a nossa direita o Grupo de Forcados Amadores de Montemor.

Saíram à arena toiros 6 toiros da ganadaria J. Samuel Lupi.

Para o nosso primeiro toiro, com 525 quilos, lidado a duo por António e ‘’Ginja’’ Ribeiro Telles, foi o António Grave de Jesus, que brindou ao público. Na primeira o António realizou uma boa tentativa, tendo vindo desde a reunião a suportar alguns fortes derrotes do toiro, com o toiro a baixar a cara quando chega aos ajudas, saindo por baixo do toiro. Na segunda tentativa, teve que ir buscar o toiro ao seu terreno, que no momento da reunião momento da reunião lhe adianta o piton esquerdo e o impossibilita de fechar. Saindo combalido da segunda tentativa, o António ‘’fez das tripas coração’’ e partiu para a terceira tentativa, consumando a pega.

Mais tarde veio a confirmar-se que o António teria fracturado 3 costelas, as melhoras e uma boa recuperação!

No nosso segundo toiro, lidado por João Salgueiro da Costa e com o peso de  540 quilos, o Diogo decidiu que a pega deveria ser feita de Cernelha. Foram então ao toiro o Lopo Lopo de Carvalho com a ajuda do Ricardo Tavares a rabejar, sendo que desta fez foram os pais do Lopo a serem brindados. Esta decisão do Diogo não podia ter sido melhor, com cernelheiro e rabejador a apresentarem-se sempre serenos e a aproveitarem a primeira oportunidade em que o toiro foi bem tapado pelos cabrestos, com uma entrada com grande decisão (!). ‘’Uma boa reunião é mais de meia pega feita’’, como diz o Nosso Cabo, a aplicar-se também na cernelha.

Muitos parabéns Lopo e Ricardo!

Para pegar o nosso terceiro e último toiro, que foi lidado por João RT Jr, tendo sido pesado com 505 quilos, o Diogo atribuiu a responsabilidade ao João Torres, que concretizou a pega à segunda tentativa. Depois de uma primeira tentativa em que não conseguiu suportar o forte primeiro derrote do toiro. Este toiro foi brindado as duas dinastias de cavaleiros presentes no cartel.

Depois da corrida, o Grupo foi jantar à Cervejaria São Roque, mais conhecido por ‘’Jaquim D’Adelina’’, onde estiveram presentes alguns antigos forcados do nosso grupo. Um jantar onde a ‘’canalha’’ esteve imponente com os seus cânticos.

Uma palavrinha para o nosso incansável Mestre (Pedro) Féria, que nos deu o prazer de nos receber em sua casa, seja para nos fardarmos, seja para uma matinal…

Pelo Grupo de Santarém… Venha Vinho!

Duarte Mendes

Voltar
Siga-nos no Facebook