Home | Notícias

Notícias

Que bom que é acompanhar o GFAS!

Três dias depois de uma corrida dura no Campo Pequeno, que infelizmente lesionou mais três importantes forcados de cara, o João Brito (Pauleta), João Goes e João Torres, a juntar aos quatro que já estavam lesionados - Hugo Santana, Luis, Jorze e Jesus, a quem aproveito desde já para lhes desejar as melhoras - o Gfas tinha uma corrida séria de toiros Passanha Sobral para pegar em Alcácer, dividindo a função das pegas com o grupo de Montemor.

Toureavam João Ribeiro Telles, João Maria Branco e João Salgueiro da Costa e disputavam-se prémios para o melhor toureiro e melhor grupo em praça, o que não traz mais responsabilidade ao Gfas porque seja onde for a responsabilidade é vestir e honrar a jaqueta, com prémios ou sem eles, mas a verdade é que disputa entre Santarém e Montemor enriquece sempre um cartel! Pelo menos para mim que gosto de competição.

Com tudo isto, e com o prazer que me dá apoiar o grupo de Santarém seja onde for, nesse domingo 6 de Outubro decidi arrancar direito a Alcácer com o nosso amigo, grande apoiante e ex-forcado do Gfas "Galhé"! E ainda bem que fomos, como sempre valeu a pena estar com vocês, e ver-vos pegar.

Mas vamos ao que interessa, as pegas;
 
O primeiro toiro da corrida pesava 470Kg , o Diogo escolheu o Lourenço Ribeiro para pegá-lo e este acabou a sua época com mais uma bela pega a primeira, ajudado pelo forcado da terra, o nosso querido "Almeda" ,que mostrou estar ainda pronto para o que calhar! Aperta com ele Diogo! De salientar que o Lourenço no dia antes já tinha pegado outro toiro também à primeira tentativa a representar o Grupo de Santarém na homenagem ao João Moura. Muitos parabéns Lourenço pela tua época e boa estadia aí na Austrália.

O segundo toiro do Gfas e 3º de ordem pesava 540 kg, um toiro bonito e reservado como os outros anteriores. Para a cara dele foi o António Taurino, que teve de carregar várias vezes até o toiro se arrancar o que o fez recuar algo desequilibrado, mas depois agarrou se com raça e acabou por vir muito bem fechado até as tabuas num caminho com o toiro de cara em baixo e com velocidade, que podia ter complicado a vida ao grupo de uma forma ingrata. Graças a Deus só proporcionou uma bela "meia verónica" do Manuel Quintela que estava a dar primeiras, (com essas tua tendências Espanholas e com tanta arte, fizeste lembrar o Morante de la Puebla) mas depois o "ZÉ" Fialho conseguiu dar uma grande 2a ajuda como já é seu costume e a pega resultou também à primeira tentativa.
 
Para o quinto da tarde o escolhido foi o Henrique Ribeiro, e que bonita pega fez! Era o nosso último toiro desta importante corrida, depois de duas pegas à primeira, e com um toiro sério de 560kg. Todos estes factores podiam ter criado algum nervosismo ao Henrique que começou este ano a pegar no Gfas, mas pelo contrário, esteve calmo, toureiro e com garra do principio ao fim. Citou bonito, carregou com determinação na altura certa , recebeu o toiro muito bem e veio sempre bem agarrado até as tabuas. Parabéns Henrique! Muito bem o grupo a ajudar, com o Nelson nas primeiras ao seu nível e uma grande segunda ajuda desta vez do nosso Quinteleco (Manuel Quintela) que acabou por se redimir da primeira ajuda "Morantista" e mostrou mais uma vez o grande ajuda que é.

No final o Gfas com a sua camada jovem de forcados de cara acabou por ganhar merecidamente o prémio para o melhor grupo, pela muito boa e limpa atuação que teve. Não queria deixar de fazer referência ao Grupo de Montemor que teve uma corrida dura, e que mostrou mais uma vez ser um grande grupo de forcados, com princípios e valores dentro de praça, desejo as melhoras para todos os que se magoaram.

Parabéns também ao nosso amigo João Telles que ganhou com mérito o prémio para o toureiro da tarde.

Depois da corrida estava um petisco preparado na pousada da Barrosinha onde jantamos muito bem, e tal não é o espanto do Diogo quando viu um bilhete do nosso querido amigo Dr. José Luis Núncio Fragoso (sobrinho da primeira Madrinha do Grupo, a Sra. Dona Maria Helena Fragoso), a dizer que tinha muito prazer de oferecer o jantar a todo o grupo! Que atitude tão bonita e à Grupo de Santarém! Muito obrigado Dr. Núncio!

Com tudo isto só me resta dar os parabéns, e agradecer ao Diogo e vocês todos forcados actuais o prazer que é seguir-vos!

Pelo Grupo de Santarém
Venha vinho!

Francisco Seabra

Voltar
Siga-nos no Facebook