Ganadaria Romão Tenório, na praça de Arronches, também pertença do Sr. Ganadeiro.
Saíram para o treino, 3 rezes bravas, mas com pouca carne.
Num dia de sol e cheio de rapaziada nova, pelo menos para mim, a qualidade do gado foi em crescendo. A primeira vaca tinha uma boa cara mas aguentou poucas pegas pois estava algo magra. Deu para a rapaziada aquecer e preparar-se para o primeiro novilho da tarde. O primeiro novilho também algo magrote, já deu para mostrar mais algumas pegas e ajudas. Pena que tivesse metido sempre a cara alta, dificultando um bocado a vida à rapaziada. Por último, saiu o melhor do treino!! Um novilho bem rematado e com força. Aqui começámos a ver pegas mais rijas e ajudas até cá atrás.
O Manuel Lopo de Carvalho deu 3 primeiras de seguida, pegou de caras e deu mais uma primeira... Foi uma maneira de ganhar o sitio e resultou, pois a última primeira já foi ao gosto do cabo. O regressado Manuel Murteira (Júnior) a colocar o gado quase todo no sitio indicado pelo cabo. O "Grimi" como é conhecido, a fazer umas boas pegas e a calar o treino, como salientou o Diogo. A rapaziada do Colégio Militar a ajudar e a pegar. Alguns que já conhecia e pelo menos mais um novo. Espero que se mantenha este contrato de fornecimento que foi feito entre o CM e o GFAS e que venham muitos mais "soldadinhos" como lhes chamou o João Torres. É gente sã, bem educada, com valores e princípios iguais aos que existem e se querem no Grupo de Santarém. Tenho referencias próximas desta instituição pois o meu sogro e o meu cunhado também por lá passaram, tendo ainda o meu sogro sido diretor da mesma.
O forcado que mais me marcou no treino foi o Alves Bento, ou Bábá, como é conhecido. Já o vejo a acompanhar o Grupo há alguns anos (não sei se 3 ou 4 ou mais...) e talvez ainda não tivesse surgido o momento dele se evidenciar. Pelo que vi hoje, dá-me ideia que andou estes anos a aprender e a crescer para aparecer no momento certo. Na minha opinião é este ano que o vamos ver a andar para a frente. Deu primeiro uma boa primeira ajuda ao novilho, abrindo os braços e metendo o corpo todo no seu caminho. De seguida foi lá de caras e esteve muita bem. A citar, a recuar e a receber.
Bem miúdo. Continua assim.
Por último resta-me agradecer ao Diogo e ao Grupo, esta manhã bem passada e espero ainda que este seja o dia em que tivemos o prazer de ter mais uma miúda no GFAS, pois a Ana e o David entraram hoje para o Hospital.
Pelo Grupo de Santarém e pelo casal Romão, venha vinho!!! Luis Assis |