Home | Notícias

Notícias

Caldas com Emoção

Foi no passado dia 20 de Junho que o Grupo de Santarém marcou presença em mais uma paragem da sua 99 época de vida.

Caldas da Rainha apresentava um cartel muito bem montado com destaque para um mano a mano de duas das supostas figuras mais novas do panorama taurino nacional, João Moura Jr e João Telles Jr.

Os toiros lidados foram de 3 Ganadeiros diferentes, Passanha, Canas Vigouroux e Alves Inácio.

Na castiça praça de Caldas marcaram presença caras conhecidas aficionadas e principalmente antigos elementos do Grupo que é sempre de salutar. Perante uma boa moldura humana abriu praça o elegante forcado João Barros Grave, que com a sua elegância habitual citou com muita calma, pisou os terrenos devagar perante um toiro distraído de Passanha. Depois de uma 1ª tentativa bonita com um derrote para cima o João teve que fazer mais duas tentativas para consumar a pega com ajuda já “para resolver” do Nélson Ramalho. Recusou muito bem a volta à arena.
A corrida seguiu e aumentou a tensão com a saída do 3º toiro, uma autêntica “encomenda” da estreante ganadaria de Alves Inácio. Num toiro que levou 3 ferros, que esperava brutalidades para o cavalo e que destronou por três vezes os bandarilheiros, avizinhava-se por isso uma pega dura. Assim foi mas com o Grupo cheio de decisão e que provocou imediata emoção na arena. Parabéns Ruben Geoveti pela tua calma e garra transmitindo na trincheira ao resto do grupo enorme confiança para pegares o toiro logo na primeira tentativa. Chamo especial atenção para dois nomes nos momentos antes e depois da pega: José Fialho e Manuel Quintela. Antes de saltar e apercebendo-se das dificuldades que poderiam encontrar puxaram dos galões de “mais velhos” e “gritaram com alento” para quem pisaria a arena. Lá dentro foi colocado em prática a teoria, ou seja, o Zé Fialho reaparecido após lesão dá uma grande 2ª ajuda e o QUINTELA foi ENORME na sua primeira ajuda que lhe valeu merecida chamada à praça. Não é nem deve ser novidade para ninguém as épocas que este ajuda tem feito. Parabéns.
Com bom ritmo de corrida tocou em sorte no quinto da noite um toiro de Canas Vigouroux, cheio de casta, bonito e sério. O Cabo Diogo deu o toiro ao Salvador Ribeiro que brindou ao seu Pai e antigo forcado do GFAS Vitor Ribeiro.  O Salvador que na época passada pegou pouco, teve nesta noite a sua oportunidade para mostrar o seu valor. E penso que depois do que se viu vai tê-las com certeza pois fez 3 PEGAS. O toiro que se arrancava sempre com muita pata era encastado e nada fácil para ajudar. O Salvador com reuniões perfeitas aguentou sempre até às tábuas. Foi pena que a pega não se consumasse na segunda tentativa que foi de sonho com o Nélson fechado com o forcado da cara até às terceiras ajudas.
Na terceira o toiro ficou pegado mas o Nélson ficou “tocado” tendo que recolher de maca ao hospital onde pernoitou. Felizmente já está em forma para a próxima.

O Grupo de Caldas pegou os seus toiros à 3ª, 4ª e 1ª tentativas.

Resumidamente foi assim mais uma jornada do GFAS.

PARABÉNS AO MELHOR DO MUNDO

Pelo Grupo de Santarém venha vinho

Um abraço
Miguel Mendes de Almeida

Voltar
Siga-nos no Facebook