Combinámos sair cedo para irmos almoçar já calmamente a Alcácer! Tarde amena de outono, perfeito para ir aos toiros! É impressionante como passados tantos anos o entusiasmo para ir ver o Grupo se mantêm inalterado.
Fomos ter "à fardamenta" onde o nosso Cabo nos presenteou com duas senhas de trincheira. Se já estava óptimo ficou extraordinário. Obrigado Diogo pelo convite!
No que à corrida diz respeito, o cartel era composto pelos cavaleiros João Moura, Victor Ribeiro e António Brito Paes, Forcados Amadores de Santarém e Évora e toiros de três ganadarias: Rio Frio, Lupi e Vinhas. Em disputa os prémios Branco Núncio e Zé Maria Cortes para melhor Cavaleiro e melhor Grupo, ganhos respectivamente por Victor Ribeiro e pelo Grupo de Évora.
O nosso primeiro toiro da ganadaria de Rio Frio e com o peso de 460 Kgs foi pegado á primeira tentativa pelo João Grave que esteve bem. Confesso que o que mais gostei foi da calma e serenidade do João antes de saltar para a praça. Deu primeiras o forcado da terra, o experientíssimo Filipe Almeida que também cedeu a sua casa para a fardamenta.
O nosso segundo, também Rio Frio, pesava 510 Kgs. Foi pegado à primeira, pelo António Goes que se agarrou que nem uma lapa numa pega emotiva. Deu primeiras o Quintela, que como o resto do grupo teve bem.
O último toiro da ganadaria Lupi e com o peso de 480Kgs foi pegado pelo Hugo Santana à terceira tentativa com o Zé Fialho nas primeiras. É definitivamente um forcado azarado, magoou-se com gravidade tendo sido operado de urgência. Sei que já saiu do hospital e está a recuperar bem. Rápidas melhoras!
P.S.: Nos tempos que correm, em que cada vez há menos corridas e todos se atropelam usando todo o tipo de estratagemas para conseguir pegar aqui e ali, o Grupo de Santarém mantêm-se fiel aos seus valores e princípios. Por isso somos diferentes e por isso temos quase 100 anos de história ininterrupta.
Um grande abraço,
Bernardo Mira |