Home | Notícias

Notícias

Crónica da Corrida em Alcácer do Sal

Caros Amigos do Grupo de Santarém,

Resumidamente vou tentar relatar aquilo que se passou na tórrida tarde de Alcácer do Sal no passado Domingo dia 28 de Junho.

Foi a primeira corrida após a feira de Santarém e antes do seu início o Diogo Sepúlveda foi aos “médios” para ouvir bonitas palavras alusivas aos 100 anos de vida do Grupo de Santarém, homenagem essa que agradecemos ao Município Alcácer dos Sal.

Talvez fruto do calor (41 Graus) e de corridas marcadas para a mesma hora a 50 km de distância não pudemos assistir àquilo que se chama uma praça composta de público. Ainda assim soava uma sombra aficionada para ver três cavaleiros, Rui Salvador, Luis Rouxinol e Miguel Moura. Toiros Branco Núncio para serem pegados pelo Grupo de Santarém e pelo Grupo de Vila Franca.

Foi com caras mais novas e sem alguns dos habituais “titulares”, que é sempre muito bom sinal, que vimos o nosso grupo aparecer nas cortesias.
Como é já hábito por estas bandas o grupo fardou-se em casa do forcado da terra Filipe Almeida, que abriu as hostilidades numa primeira ajuda ao regressado e consagrado João Torres. O João que fraturou um braço há uns meses atrás foi o escolhido para abrir praça perante um toiro nobre. Brindou à dona da casa, sua Tia Isabel Torres Vaz Freire e depois perfilou-se com muita calma, andando e pisando os terrenos com sabedoria para recuar e fechar-se com eficácia à primeira tentativa.

Para o terceiro  toiro da corrida e segundo do nosso lote e após óptima lide do cavaleiro Luis Rouxinol uma estreia inesperada. E porque é quando menos se espera que as oportunidades batem à porta o cabo Diogo Sepúlveda escolheu o Salvador Ribeiro de Almeida (filho do antigo elemento Eduardo Ribeiro de Almeida) para pegar o primeiro toiro da sua vida. Um toiro sério e com trapio para o qual o Salvador caminhou com uma alegria contagiante. Fez uma excelente primeira tentativa saindo com um derrote lateral nas terceiras ajudas. Consumou à segunda tentativa com grande segunda ajuda do Zé Fialho que acabou lesionado.
Parabéns Salvador por vermos da bancada o teu contentamento quando o Diogo te deu o toiro.

A corrida corria de feição com os toiros Núncio bem apresentados, nobres e a colaborarem e assim para o quinto toiro o Diogo aproveita para dar uma oportunidade ao Luis Seabra. Para o Luis era o segundo toiro que pegava e agarrou essa oportunidade de forma soberba – Grande Pega, para mim a melhor da tarde!!
Após um brinde ao António Grave de Jesus, a quem aqui deixo um abraço especial  de Parabéns pelas suas longas épocas enquanto forcado activo que terminaram na passada feira do Ribatejo, o Luis citou como manda a lei, carregou e fechou-se à barbela aguentado uma viagem com derrotes até o grupo fechar com segurança máxima, aliás como aconteceu nas três pegas.
Vai concerteza crescer rápido no grupo.

O grupo de Vila Franca com quem dividíamos cartel pegou de forma muito correcta os seus toiros à primeira tentativa.

E no final o prémio para a melhor pega vai para :
João Torres dos Amadores de Santarém!!

Um grande abraço a todos, especialmente aos estreantes que são agora os encarregados dos próximos 100 anos....

Pelo maior do mundo venha vinho !

Um abraço

Évora 3 de Julho de 15
Miguel Mendes de Almeida

Voltar
Siga-nos no Facebook