Home | Notícias

Notícias

Crónica da Corrida em Vila Franca de Xira

Foi no passado dia 9 de Outubro que o nosso grupo voltou a pegar na Palha Blanco, uma corrida mista inserida na feira de Outubro de Vila Franca de Xira .

Uma corrida mista, composta pelo António Ribeiro Telles e Manuel Telles Bastos que alternavam com o matador da terra António João Ferreira, as pegas do curro de toiros da ganadaria do Dr Joaquim Grave ficaram a cargo do grupo de Santarém e Grupo de Vila Franca.

Passando à corrida, que tinha pouca assistência, talvez por causa de ter sido adiada de dia quatro para dia nove. Os toiros tinham entre 450 kg a 540kg, talvez pareça pouco para os tempos que correm, mas chegou muito bem para o espectáculo pois como saíram bravos, especialmente o quarto, dos bons toiros que tenho visto , transmitiram muita emoção.

Peço desculpa de não me alongar na descrição das lides, mas longe de mim ter ambições de crítico, mas gostei de ver as actuações dos dois toureiros, especialmente o António no seu segundo toiros e o Manel naquela porta gaiola ao seu segundo.

Quanto às pegas,  o grupo pegou os dois toiros do António, no primeiro com 460 kg, foi para a cara o forcado Laurenço Ribeiro, que este ano já nos tem brindado com muito boas pegas, desta vez não correu muito bem, pois à primeira o toiro arrancou mal viu o forcado e veio solto, a medir, talvez precisasse de ter carregado mais e não conseguiu ficar, acabou por pegar à terceira onde já fez tudo bem, com uma boa primeira ajuda do grande Nélson.

O segundo toiro, tinha 540 kg e foi para a cara o forcado Luís Sepulveda, que fez a pega da noite, tudo bem feito, desde o brinde ao ganadero, ao cite à maneira como se fechou e aguentou os derrotes, boa primeira do Manuel Quintela com o grupo todo a ajudar bem cá atrás. Na volta o Luis teve a companhia do ganadeiro e cavaleiro, todos forcados do grupo de Santarém.

O Grupo de Vila Franca, teve uma noite dura, pois no primeiro as coisas não saíram bem e o forcado da cara teve de ser dobrado, acabando a pega por ser consumada à sétima tentativa. Na segunda foi diferente, boa pega à segunda pelo forcado Francisco Faria.

Durante o intervalo, foi homenageado o matador da terra Mario Coelho e o Grupo de Santarém pelo seu Centenário.

Para terminar, gostava de dizer que  o grupo foi fardar-se a minha casa e dá gosto ver a amizade e companheirismo e que com o passar dos anos a velha máxima de sermos um Grupo de amigos que por acaso pega toiros, se mantém actual.

Pelo grupo de Santarém
VENHA VINHO
VENHA VINHO
VENHA VINHO

Um abraço
Vasco Borba

Voltar
Siga-nos no Facebook