Home | Notícias

Notícias

Noite Grave e cheia de Emoção

Campo Pequeno
Corrida Correio da Manhã - 20 de Julho 2017
Alternativa de Luís Rouxinol Jr.


Cavaleiros: António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol, Manuel Ribeiro Telles Bastos e Luís Rouxinol Jr.;
Forcados: Grupo de Forcados Amador de Santarém e Grupo Forcados Amador de Coruche;
Ganadaria: Murteira Grave.

Estimados Forcados e amigos do GFAS,

Coube-me, desta vez, o desafio de escrever a crónica da corrida do passado dia 20 de Julho, do nosso querido Grupo.

Sublinho que, passar para o papel momentos que mexem com as minhas emoções não é uma tarefa fácil, mas como o antecedente cabo dizia: “ com amor” tudo se faz!

Primeiramente, agradeço ao nosso Cabo João Grave o convite para sentir de perto, junto dos forcados, toda emoção, adrenalina e responsabilidade – uma mistura de sentimentos!

Acredito que só quem já se fardou neste grupo, percebe! Não sabia, mas tinha saudades.

Aqui vai…

Para a cara do primeiro Murteira Grave, com 570Kg, foi o forcado Lourenço Ribeiro, com um touro que foi colocado a ¾ de praça, provavelmente por ter aparentado durante a lide a cavalo ser um touro reservado. Citou-o com calma, carregou-o e este saiu pronto e alegre para a pega. Pegou à primeira tentativa sem dificuldade, com o Grupo a ajudar com muita eficiência um touro que teimava em tirar a cara ao se sentir pegado.

Para a cara do segundo touro do GFAS, terceiro da ordem, com 587kg, - muito bem apresentado e que mostrou ser um touro sério, com casta e bravo! - foi o jovem  e valente forcado Francisco Graciosa que, como nos tem habituado, citou de forma serena, dando todas as vantagens, percebendo passo por passo o touro sério que tinha pela frente até ao momento em que carregou com toda a determinação, proporcionando o momento mais alto da corrida. Com uma pega “rija”, com todo o grupo a ajudar sem ”pestanejar  acreditando sempre na raça e nos braços do forcado da cara. GRANDE PEGA!!

Para o terceiro do GFAS, quinto da ordem, com 605kg, foi o Forcado Luís Seabra, que teve pela frente um touro sério como todos os outros, reservado e fechado em tábuas, obrigando o forcado a entrar em terrenos mais “apertados”. Sofreu um violento derrote na primeira tentativa não se tendo conseguido fechar, tendo pegado à segunda tentativa com o grupo mais uma vez irrepreensível a ajudar.

São corridas com touros que transmitem esta emoção que levam aficionados às praças, como se confirmou nessa noite no Campo Pequeno.

Não posso de deixar de felicitar o Ganadeiro, amigo e antigo forcado do Grupo, Dr. Joaquim Grave pela apresentação dos seis Touros que saíram em praça.

Por último, mas não menos importante, deixo os meus parabéns ao nosso cabo João Grave, pela forma como tem conduzido o grupo, proporcionando-nos momentos de satisfação e muito orgulho.

Venham mais 100 anos!

Pelo Grupo de Santarém venha vinho, venha vinho, venha vinho…

Um Grande e Forte Abraço,
João Cabaço

Voltar
Siga-nos no Facebook