Home | Notícias

Notícias

15 de Agosto em Caldas da Rainha...

No dia mais taurino de Portugal e depois de virmos de Abiul onde deixamos a fasquia bem alta, estávamos mais uma vez nas Caldas da Rainha para a tradicional corrida do 15 de Agosto. Data esta, especial para muitos forcados e ex-forcados do grupo, assim como amigos, que todos os anos por esta altura fogem ao calor para a amena temperatura do Oeste.
Com um cartel composto por António Ribeiro Telles, Filipe Gonçalves e Francisco Palha, partilhamos as pegas com o GFA as Caldas da Rainha, num concurso de Ganadarias onde entravam os touros de Prudêncio, Veiga Teixeira, Diego Ventura, David Ribeiro Telles, José Luis Vasconcelos Souza de Andrade e Fernandes Castro (por esta ordem de lide).
O 5o touro da tarde de José Luís Vasconcelos Souza de Andrade, viria a ser substituído na hora do sorteio por um David Ribeiro Telles (que não entrou em Concurso), por o primeiro não ter apresentação suficiente para a corrida.
Mas vamos ao que realmente interessa...

No nosso primeiro touro, o Prudêncio com 620 kg e com uma apresentação imponente, o João escolheu para abrir praça o António Taurino. Eu diria que o António sendo uma pessoa de perfil "tranquilo" e perfeccionista, imprimiu na sua pega essas mesmas qualidades que tem. Saindo o touro sem que ele tivesse mandado, com a sua calma, o António conseguiu meter o touro com ele, teve uma óptima reunião e pôs os "bracinhos" a trabalhar. O touro não teve uma viagem tranquila mas o António e os restantes ajudas deram-nos a sensação que até tinha sido fácil.
Resultado, uma óptima pega á primeira com muito mérito do forcado da cara mas também dos restantes 7, sem referenciar nenhum nome em especial. Poderia ter sido mais espectacular se o touro não tivesse sido tão bem ajudado, mas, a ajudar com este nível mesmo com distancias, é difícil pedir melhor.

Para o nosso segundo touro, de Diego Ventura com 520kg (se não me falha a memória), o João deu a oportunidade ao Fernando Montoya de subir mais um degrau na sua "carreira". O Nandinho brindou ao Padre João Seabra, familiar e amigo de muitos elementos do nosso grupo e lá foi ele.
O touro era "mal visto", o que dificultou um pouco a fixar-se com o forcado. Lá conseguiu que através da vós e já depois de vir á sua procura, ficasse com ele e reunisse sem problema. O touro em nada dificultou a pega pois quando se deve ter apercebido que tinha que dar luta, lá estava os restantes 7 a fazer o papel deles e a não dar abébias.
À primeira como mandam as regras e o Nandinho lá aproveitou para ganhar mais uns pontos na tabela do nosso Cabo.

Tínhamos que acabar com chave de ouro estes dois dias, e com um touro de David Ribeiro Teles de 530Kg que mostro vontade de correr e com nobreza, o João deu ao Lourenço Ribeiro "Guingas" a responsabilidade de encerrar esta jornada.
O "Guingas" que tem mostrado ser um forcado seguro, e com créditos, fez questão de dizer aos nossos amigos que não é à toa que nos vêm ver.
Depois de brindar ao nosso amigo António Almeida "Espeta", que fazia 31 anos que se tinha fardado a primeira vez na mesma praça, e brindado ao céu ao nosso 4o Cabo, José Manuel Souto Barreiros que era o dia do seu aniversário, seguiu para o meio da praça a mandar no touro, meteu-o a andar á segunda vez que carrega e depois foi só reunir. O touro entrava pelo grupo dentro, mas só um forcado com preparação física e consciente do que faz, consegue fazer a pega que o Guingas fez.
Isto também, não era possível se os tais 7 não estivessem lá mais uma vez.... Irrepreensível!

Os tais "7" que me apetecia escrever páginas e páginas acerca deles, são de facto referências no grupo desde sempre.
Sempre me recordo de ouvir falar de tantos, que nos últimos 102 anos têm feito a diferença em cada pega e que na sombra do grupo vêm alimentando cada tarde e cada noite. E nesta não foi diferente. Houve óptimas ajudas de se destacar, até houve ajudas que já nada tem que provar que já deram tanto e que quase sem ninguém se aperceber se magoaram e comprometeram a sua vida pessoal.  Mas é assim mesmo, e assim vai continuar a ser como que uma praga que teima em não desaparecer. Está no ADN do nosso grupo ter grandes ajudas e grande rabejadores, cernelheiros também, e que assim continuem para sempre.

Pelo G.F.A. das Caldas da Rainha pegaram Francisco Mascarenhas á primeira, Lourenço Palha á terceira e Mário Cardeira á quarta depois de ter dobrado Francisco Rebelo de Andrade.
No Concurso de Ganadarias ganhou o Touro Prudêncio o Prémio de Apresentação e o David Ribeiro Telles o Prémio de Bravura.
Depois de tudo isto, no Porrinhas dos Leitões, continuou a "3ª parte" também com grandes prestações na tradicional festa do 15 de Agosto nas Caldas...

Até São Manços
Grande Abraço a Todos e pelo Grupo de Santarém
Venha Vinho...
Venha Vinho...
Venha Vinho...

Voltar
Siga-nos no Facebook