Última corrida da temporada e a fechar com chave de ouro, numa corrida que embora tendo um cartel com pouco peso, acabou por ter a responsabilidade de ser numa das mais importantes praças do País.
Agradeço desde já ao nosso Cabo por este convite e também por ter permitido que pudesse assistir à corrida na trincheira. Além do mais na companhia de 3 pesos pesados (Carlos Grave, Tó Gama e Manuel Murteira).
Os touros de São Torcato saíram bem apresentados e com uma média de 500 e poucos kg. Todos eles a empurrar até às tábuas.
Por ser a única corrida que tivemos em Évora este ano, o previsível aconteceu.... saltou para o primeiro da tarde o meu querido Parente João Torres Vaz Freire. O João esperou por esta corrida durante toda a época, para fazer aqui a sua despedida do GFAS. Após o brinde à “sua” Inês, seguiu para o embate com o touro, na minha opinião, mais complicado da noite. O touro arrancou-se de seguida e o joão ao recuar, quase caiu pois era lastimoso o estado do piso.... acabou por se fechar, embora tenha saído no primeiro derrote. Pegou ao segundo intento bem e com todo o grupo a ajudar.
Grande João, muito obrigado por tudo o que deste ao nosso Grupo e só espero que sejas pelo menos o mesmo Homem na tua vida futura profissional e familiar, que foste como forcado. Os touros mais difíceis de pegar seguem-se agora... Sorte Parente!!
Para o segundo Touro seguiu-se o regressado forcado, também da Terra, Manuel Murteira (Jr). O Manel fez para mim a melhor pega da noite. O touro arranca-se assim que se vira para ele e vem até às tábuas, sempre a crescer. Saiu um bocado combalido do ombro mas com o dever muito bem cumprido.
Para o terceiro, nosso último, fechou com chave de ouro o experiente António Taurino. Sempre bem todo o grupo a ajudar, tanto nesta como nas outras pegas.
O Grupo de Évora do qual gosto bastante, fez 3 boas pegas, sendo a segunda mais difícil mas onde o jovem forcado da cara mostrou valentia.
Resta-me agradecer ao João e à família a hospitalidade e o petisco no fim da corrida.
Este ano está feito e cá vos vamos seguindo no futuro.
Uma nota para o Pedro Féria por se manter ainda no ativo ajudando assim o Grupo e principalmente o João. Sei bem o que te deve custar mas vale a pena o esforço.
Uma segunda nota para a rapaziada nova: no meu tempo não me lembro de ver ninguém a engraxar ou escovar sapatos no dia das corridas como é hábito ver-vos agora.... Lembro-me bem de fazer a mala da farda 1 ou 2 dias antes já com tudo pronto e como eu seríamos muitos, pois não me lembro mesmo de ver ninguém a fazer isso...
Organizem-se e façam disso um ritual importante pois um bom forcado começa logo pela responsabilidade de ter a farda IMPECÁVEL e no nosso Grupo isso sempre nos foi ensinado.
Um abraço a todos e espero não vos ter maçado Pelo Grupo de Santarém Venha Vinho! Luís Assis |