Home | Notícias

Notícias

13 de Maio em Salvaterra, dia de (re)aparições!

No passado dia 13 de Maio, dia importante no calendário católico nacional, houve também uma corrida de grande importância no nosso calendário taurino.

Para o concurso de ganadarias de Salvaterra estavam anunciadas as ganadarias de Veiga Teixeira, A. Silva, Canas Vigouroux, Miura, Conde de la Maza e Dolores Aguirre. Por demonstrarem problemas físicos ao sair à praça os toiros de Dolores Aguirre e Silva (dois monstros a fugirem muito ao tamanho normal de um toiro de lide),foram devolvidos aos currais, onde foram substituídos por dois sobreros que eram lidados extra concurso.

O restante cartel era composto por António Ribeiro Telles, Andrés Romero, Francisco Palha, os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e Coruche.

A corrida prometia ser de grande seriedade e até para quem não ia participar diretamente, como eu, estava nervoso e sentia o ambiente de compromisso em redor da corrida.

Para o primeiro toiro da corrida, um nobre Conde de la Maza, grande mas sem ter excesso de peso para a sua estrutura, saltou para a praça um forcado de dinastia, António Goes. O António vinha de quase dois anos sem pegar devido a lesões e a uma operação ao ombro, logo a pressão era grande. O nosso Toni fez tudo bem feito, nem parecia estar parado há tanto tempo. Com calma citou, carregou e recuou na medida certa para se fechar com segurança até o grupo fechar sem problemas. Parabéns Toni, que isto seja um arranque de uma grande temporada.

Parado terceiro toiro da corrida, um Miura de fraquíssima apresentação, até indigna de um concurso de ganadarias, foi escolhido o Fernando Montoya para a cara. O toiro tinha pouca força e não tinha maldade, mas mesmo assim revelou algumas características típicas da ganadaria do “A” alado. O Fernando vinha de uma série de boas pegas e o nosso cabo deu-lhe esta oportunidade. O Fernando pareceu um pouco nervoso à primeira tentativa, e esse facto obrigou-o a ir mais uma vez à cara do toiro, sem grandes problemas, fazendo uma pega limpinha.

Para o quinto toiro da ordem, um Veiga Teixeira encastado (fora de concurso) saltou o já carismático Ruben Giovety, para um ou outro cronista taurino: Giovani Jacometi!

O Ruben vem para esta temporada,depois de um ano sem pegar, com uma forma física diferente das últimas épocas e isso faz a diferença, até psicologicamente. Fez uma grande pega a um Teixeira que desde cedo estava com ganas de investir para o forcado. Foi uma grande pega e muito vistosa. Mais uma vez bem ajudada num tarde que o grupo esteve muito coeso a ajudar.

O grupo de Coruche fez as suas pegas as 2.ª, 1.ª e 1.ª tentativas. Também uma boa atuação.

De realçar uma lide de compêndio do Maestro António Ribeiro Telles ao quarto toiro da corrida, o bravo Teixeira que ganhou os prémios de apresentação e bravura. Um toiro baixo muito bem feito e com o carbon que empolga aficionados. 

Para última nota realçar que ao jantar ouvimos vários discursos a pedir toiros, com dois miúdos a pedirem para pegar em Estremoz: Zezão Fialho e Manuel Quintela!

Muito obrigado ao grupo pela atuação que fizeram, deixam orgulhosos a todos que já vestiram a bonita jaqueta de Santarém!

Que venha Estremoz e a Feira do Ribatejo!

Pelo grupo de Santarém venha vinho!

António Grave de Jesus

Fotografia: Maria João Mil-Homens

Voltar
Siga-nos no Facebook