Home | Notícias

Notícias

A estreia de Santo Estêvão

30 de agosto, véspera de compromisso, recebia a tradicional mensagem do nosso cabo João com as coordenadas do local de fardamenta e as horas de apresentação: amanhã em Santo Estevão havia mais uma actuação na preenchida época dos 104 anos do Grupo de Santarém.

A estreia de Santo Estevão, terra que recebia pela primeira vez uma corrida de toiros inserida nas festas locais, com António Ribeiro Telles, Gilberto Filipe, Marcos Bastinhas e seis toiros de David Ribeiro Telles para o Grupo de Santarém e para o Grupo do Barrete Verde de Alcochete.

Abriu-nos as portas de sua casa o nosso amigo e antigo forcado Diogo Durão que, com toda a sua família, nos recebeu de uma forma impagável: um muito obrigado a todos!

Esperava-se uma corrida cheia de ambiente, com a presença de muitos amigos e antigos forcados e uma praça bem composta. E assim foi.

Para o primeiro toiro da tarde, o João escolheu o Fernando Montoya, forcado que acompanha o Grupo de Santarém há vários anos e que nos tem brindado com excelentes pegas. Em Santo Estevão, as coisas correram menos bem e a pega só se concretizou à quarta tentativa. Um abraço especial, Fernando, porque és um elemento que faz falta ao Grupo e de certeza que vais superar esta fase mais complicada da tua vida de forcado.

Para o segundo da tarde, foi à cara o Luís Seabra que, após algum tempo sem se fardar, voltou este ano a treinar e em Santo Estevão teve uma boa oportunidade para mostrar ao João que está em forma com uma boa pega à primeira tentativa.

O último toiro do lote coube ao jovem forcado António Saramago. Com calma e tranquilidade, pegou sem problemas à primeira, fazendo antever que a sua dedicação lhe trará novas oportunidades de brilhar.

De realçar as duas primeiras ajudas do Tiago Madeira e o grande o número de jovens forcados que se fardaram e começam agora a dar os primeiros passos no nosso Grupo.

Terminado o evento, seguiu-se um animado jantar no “Churrasco da Amoreirinha”, com a presença de todos os intervenientes, amigos e antigos forcados e algumas namoradas, bem como de umas boas costeletas de vaca acompanhadas de um bom vinho tinto da região.

A noite não terminou sem uns olés na largada de toiros das festas de Santo Estevão.

Em suma, mais uma grande jornada do GFAS!

Pelo Grupo de Santarém, venha vinho!

Venha vinho!

Venha vinho!

Antonio de Goes

Voltar
Siga-nos no Facebook