Home | Notícias

Notícias

Juventude disse "Presente!" em Ponte de Lima

Foi com grande honra e prazer que este ano a 8 de Setembro, o Grupo de Santarém teve o privilégio de marcar presença em Ponte Lima na corrida realizada no âmbito das famosas festas da cidade – Feiras Novas.

O cartel era composto pelos Cavaleiros Rui Salvador, Filipe Gonçalves e Marcos Bastinhas e partilhávamos as pegas com o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, grupo este que viajou desde a ilha Terceira para marcar presença nesta corrida. Os touros pertenciam à ganadaria São Martinho, bem apresentados no geral, com pesos a rondar os 450 kg – 470 kg.

O Grupo fardou-se na pousada da juventude de Ponte Lima. O nosso Cabo João Grave, por motivos profissionais, não pode marcar presença, pelo que quem assumiu a liderança foi o forcado mais antigo Zé Fialho. Antes do Zé dizer a lista dos que se iam fardar, proferiu um pequeno discurso motivador para malta mais nova, ao qual eu destaco as seguintes afirmações:

“Hoje é uma corrida onde os mais novos vão ter a oportunidade de se mostrarem e agarrem as suas oportunidades (…) Sintam o peso do que é vestir a jaqueta do grupo de Santarém. (…) Podemos estar a pegar numa praça desmontável em Ponte Lima ou amanhã numa praça de primeira, a nossa maneira de estar é sempre a mesma:  À GRUPO DE SANTARÉM!!”

O “mood” estava dado e dita a lista dos “convocados”, pude constatar que eu em 8/9 anos de grupo nunca vi uma média de idades tão baixa de jovens fardados. Ver miúdos (homens!) de 14, 15, 16 anos a ouvirem o seu nome na lista e festejarem o facto de puderem ter o privilégio de vestir a nossa jaqueta, foi sem dúvida um grande momento. Caso para dizer, se o nosso fundador Senhor António Abreu estivesse presente, sentiria um grande sentimento de dever de missão cumprida pelo destino do seu grupo.

Passando para parte das pegas, sem entrar em grandes pormenores:

1º Touro – Foi pegado pelo forcado António Queiroz e Melo. Um forcado que esta época já vai no seu 5º touro. O António vem de uma série de pegas à primeira tentativa e esta não foi exceção. Esteve bem no cite à frente do touro, quando percebeu que já estava a entrar noutros terrenos, carregou bem e fechou-se ainda melhor, consumando mais uma grande pega. Contou também com uma grande 1ª ajuda do Tiago Cesteiro, bem como uma boa atuação do restante grupo a fechar bem cá atrás. Não haveria melhor maneira de começar a corrida!

2º Touro – O forcado escolhido para a cara foi o Francisco Paulos. Um forcado que está a ganhar o seu lugar no grupo e que mais uma vez não desapontou as expectativas. O Francisco esteve bem no cite, no carregar e na reunião. O Francisco fez o difícil parecer fácil, efetuando uma boa pega à primeira tentativa. O grupo mais uma vez esteve sólido nas ajudas!

3º Touro – O último e derradeiro touro da tarde foi “dado” a um dos forcados mais jovens do Grupo – Manuel Ribeiro de Almeida. Depois de muita persistência ao longo desta temporada, implorando o João pelo seu 1º touro de uma vida, foi-lhe dado o merecido “presente”.

É um grande orgulho ver o pequeno GIGANTE Manuel tornar-se naquilo que é hoje. Quem o viu – há uns 6 anos atrás com um pouco mais de 1,50m a discursar num jantar do grupo, a dizer que o seu sonho era fardar-se e pegar pelo grupo de Santarém – e quem o vê – com os seus modestos 15 anos a pegar e bem (!!) pelo nosso grupo.

O Manuel pegou à 3ª tentativa. Na primeira tentativa o Manel agarrou-se com unhas e dentes, fazendo uma viagem muita incómoda, com o touro a ir com a cara por baixo. Mesmo assim o Manel ainda aguentou três fortes derrotes, não resistindo à ultima sacudidela. Na segunda tentativa o Manel não conseguiu efetuar uma boa reunião saindo de imediato. Na última tentativa, o Manel cresceu para touro e acabou por concretizar a pega com ajudas já mais carregadas por parte do 1º ajuda Nuno Caetano e do restante grupo.

O Grupo do Ramo Grande só pegou 2 touros, o 4º e o 6º de ordem, ambos ao primeiro intento. O primeiro touro deles (2º da ordem) magoou-se a meio da lide e recolheu aos curros acabando por não ser pegado.

A seguir à corrida seguiu-se um animado jantar, e depois como não podia de deixar de ser, o grupo foi abrir as pistas de dança dos bailaricos das festas de Ponte Lima. Uns com mais engenho e arte do que outros, não faltou diversão!

Pelo Grupo de Santarém, venha vinho!

Venha vinho!

Venha vinho!

Voltar
Siga-nos no Facebook